VASCO VENCE AUDAX E FICA A UMA VITÓRIA DA SEMIFINAL DA TAÇA GB: 2 A 0

Domingo, 17/02/2013 - 17:56

Não foi fácil no primeiro tempo. Duas bolas no travessão, time adversário fechadinho e com jogadores experientes explorando os contra-ataques... Mas foi só a dupla Wendel-Carlos Alberto acordar na partida que o Vasco superou o forte bloqueio do Audax-Rio para sair de campo com uma importante vitória por 2 a 0 neste domingo, em São Januário.

Com gols de Eder Luis e do camisa 10 cruz-maltino, ambos em jogadas niciadas por Wendel, a equipe, que vinha de duas derrotas e um empate, alcançou a vice-liderança do Grupo A, com 13 pontos ganhos, e ultrapassou o Madureira, com 11, na briga por uma das vagas rumo às semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Agora, o Vasco depende só de si para seguir na luta por um título que não conquista há nove anos. Basta, na última rodada, no próximo domingo, derrotar o Duque de Caxias. O local da partida ainda não está definido. O Audax Rio, que depende de um tropeço do Fluminense para o Volta Redonda neste domingo para seguir com chances matemáticas, enfrentará o Quissamã.

O JOGO

As duas bolas no travessão, com uma boa atuação de Pedro Ken, deixaram o torcedor do Vasco com o grito de gol engasgado na garganta na primeira etapa. O time esbarrou na boa marcação do Audax, bastante recuado, que dificultava trama melhor do ataque vascaíno. No páreo por uma das vagas na semifinal da Taça GB, a equipe visitante mostrava na formação - André começou no lugar de Nélio no meio-campo - que tentaria fechar mais o setor e explorar os contra-ataques para conseguir um bom resultado.

Com a obrigação de obter os três pontos, o Vasco tinha a iniciativa do ataque. Além disso, forçava a marcação por pressão. O que fez o adversário se complicar na saída de bola. A trapalhada começou com o goleiro Rafael Sandes e se espalhou pela zaga. Eder Luis agradeceu. Roubou a bola e centrou na medida para Pedro Ken bater com perigo e obrigar o goleiro a espalmar para escanteio. Na sequência do lance, Dedé mandou a bola no travessão. A torcida de empolgou. Mas o Audax tratou de responder em seguida, com Renan. O tiro cruzado saiu à esquerda de Alessandro. Todo cuidado era pouco com os anfitriões.

O Vasco insistia na marcação da saída de bola do Audax, o que era bom. Mas a equipe visitante, recuada, também tirava os espaços de criação dos cruz-maltinos. Era necessário se mexer mais. Carlos Alberto acabava parado na base da falta ou na lentidão. Com dificuldade de servir Leonardo, Pedro Ken resolveu arriscar de fora da área, e a bola voltou a encontrar o travessão. A bola até entrou pouco depois, aos 21. Mas Carlos Alberto, que cabeceou para as redes, estava impedido.

O camisa 10 vascaíno, por sinal, começou a se irritar com a arbitragem, principalmente após fazer falta em Adriano na área e a jogada ser paralisada. O Audax não tinha nada com isso. Seguia na estratégia de explorar os contra-ataques. Ainda se beneficiou com a defesa cruz-maltina marcando em linha. Bom para o veloz Hyuri. Acabou lançado pelo meio e disparou. Só não abriu o placar porque Alessandro saiu bem do gol, salvando com o peito.

Com o ex-cruz-maltino Andrade no comando da forte blitz no meio-campo do Audax, o Vasco seguia na dificuldade de encontrar espaços. A exemplo de Pedro Ken, Wendel arriscou de fora da área e bateu com perigo, para fora. Com poucas jogadas pelas laterais - Nei subia pouco pelo lado direito -, Eder Luis, que apareceu bem no começo, se apagou a partir da metade da primeira etapa. Isolado no ataque, Leonardo só deu sinal de vida aos 40, quando recuou e, em jogada individual, deu seu primeiro chute a gol com perigo, para fora. O jeito era apostar em Pedro Ken, o destaque do primeiro tempo. O camisa 8 tentou mais uma vez o chute de fora da área, sem sucesso.

Era preciso, no segundo tempo, que Carlos Alberto fosse mais eficiente. E na primeira boa jogada do Vasco, o camisa 10 se aproveitou de um dos poucos momentos em que a defesa do Audax cochilou na marcação. Lançado por Wendel, o meia arrancou livre, passou pelo goleiro Rafael Sandes, mas bateu, fraco. Sorte que Fabiano Eller errou na passada e não conseguiu cortar a bola, que sobrou limpa para Eder Luis. O camisa 7, que acompanhava o lance, escorou para as redes, aos 3 minutos.

O gol foi um duro golpe para o Audax, que teve de sair mais para o jogo, abrindo mais os espaços para a equipe cruz-maltina. Com Carlos Alberto mais solto e dominando as ações, o time desferiu o golpe fatal aos 19. Fundamental na evolução da equipe, Wendel mostrou pegada ao roubar a bola do adversário no campo de defesa e desenvoltura depois quando recebeu de Bernardo - que entrara no lugar de Leonardo - e foi o garçom para Carlos Alberto. O camisa 10, livre, ainda perdeu na primeira tentativa. Mas no rebote de Rafael Sandes, mandou para o fundo das redes e fez a torcida vascaína garantir a festa em São Januário.

Daí em diante, só deu Vasco e só deu Carlos Alberto. O camisa 10 quase fez o terceiro, em jogada pela direita. Pouco depois, voltou a fazer gol anulado - estava impedido no lance ao receber passe de Thiaguinho, que subistiuíra Eder Luis. Foram quatro finalizações. E acabou saindo como o que mais buscou o gol na partida.

Perdido em campo, o Audax pouco criava no fim. Pedro Ken, destaque no primeiro tempo mas sumido no segundo, quase ampliou o placar, no fim da partida. Mas nem era mais necessário. A tranquilidade estava de volta a São Januário. Agora, é vencer o Caxias para ir à decisão.

GALERIA

VÍDEO



FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 AUDAX

Estádio: São Januário (RJ)
Data/hora: 17/2/2013 - 16h

Árbitro: Daniel de Sousa Macedo
Assistentes: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia

Cartões amarelos: Dedé e Dieyson (VAS); André, Denilson (AUD)

Renda e público: R$ 70.530 / 3.830

Gols: Eder Luís, 3'/2ºT (1-0); Carlos Alberto, 20'/2ºT (2-0);

VASCO: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda (Fellipe Bastos, 35'/2ºT), Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Eder Luis (Thiaguinho, 25'/2ºT) e Leonardo (Bernardo, 18'/2ºT). Técnico: Gaúcho.

AUDAX: Rafael Sandes; Adriano, Anderson Luis, Fabiano Eller, Romário; Andrade, André, Leandro Bonfim (Nélio, 23'/2ºT) (Alisson, 27'/2ºT) e Hyuri; Renan (Wellington, Intervalo) e Denílson. Técnico: Maurício Barbieri.

TROFÉU NETVASCO 2013

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Carlos Alberto8.4837*7.8727
Wendel7.7601*6.2830
Pedro Ken7.7249*6.8175
Dedé7.1445*6.9450
Eder Luis6.9862*5.8610
Alessandro6.8982*5.9932
Nei6.3555*5.5582
Renato Silva6.2073*6.0366
Bernardo6.0766*6.5182
10ºAbuda5.7789*5.5445
11ºThiaguinho5.7211*6.0267
12ºDieyson5.5565*5.4442
13ºFellipe Bastos5.2324*4.7559
14ºLeonardo5.2098*5.0731

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 796 | Ranking 2013

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (fotos, ficha), Site oficial do Vasco (fotos), O Dia online (fotos)