Confira mais trechos da entrevista do VP de quadra e salão Ricardo León

Quinta-feira, 31/01/2013 - 07:50

Ricardo León, vice presidente de quadra e futsal do Vasco fala com exclusividade ao programa Vasco Olímpico, da Rede Só Dá Vasco. Confira abaixo na íntegra:

O vice presidente fala sobre a chegada de Pedrinho como diretor de futsal.

“É bom frisar que não é uma contratação. O Pedrinho como sócio do Vasco vai ser diretor amador, vai ser diretor como eu, como muitos são, agregados, que se dedicam ao clube, ele em momento algum vai receber, ele ta vindo pela paixão dele pelo clube, pelo Vasco, como nós torcedores. O Pedrinho está vindo para ajudar e não para a gente remunerá-lo, pelo contrário, é trazer o valor que ele tem para nós todos.”

Ricardo fala sobre as mudanças que aconteceram no Basquete do Vasco e fala sobre suas expectativas com a nova direção do esporte.

“A nossa situação agora é de auxiliar a administração do Dinamite, e a gente tem a obrigação de captar recursos para viabilizar esse esporte, esses esportes tem representatividade quando a gente vai pro interior de uma cidade pequena, esses atletas que dão autógrafos, que falam com os torcedores dessas cidades que não tem chance de ir para os grandes centros ver os jogos e acabam vendo o jogo de basquete, de futsal ou de vôlei. É isso um pouco que a gente objetiva, mas pra isso temos que ter recursos externos e vamos tentar montar um time de basquete com esses recursos externos. Agora nós temos que objetivar a captação de recursos, a gente tem que pensar um pouco no esporte amador. O Vasco pode ajudar um pouco, mas não pode financiar o esporte amador com os recursos do futebol, então a gente tem que tentar buscar esses recursos fora do futebol, usando a marca Vasco e ai conseguimos botar um time ou outro, ou vários, no mercado.”

Com a chegada do Pedrinho, o que o vascaíno pode esperar do futsal do Vasco em 2013?

“Na base vocês podem esperar muita formação de atleta. O nosso objetivo até o sub 13 é formar atleta, é colocar o atleta no campo, a gente quer ganhar títulos, sempre é importante ganhar, mas principalmente a gente quer formar atletas. No sub 15, sub 17 a gente quer conquistar alguma coisa ou pelo menos chegar na final. Agora, com a imagem do Pedrinho ali eu tenho certeza que amanhã já vou ter gente querendo fazer teste no Vasco só por ver que o Pedrinho é o diretor de futsal, então isso vai ajudar também na captação dos atletas, então a gente vai priorizar agora a melhoria na infraestrutura do treinamento e a partir daí a gente tem a imagem do Pedrinho pra reforçar essa questão.”

Ele também fala sobre a reforma do ginásio do clube.

“A reforma do ginásio é o nosso foco principal agora, e eu já consegui uma parceria para reformar uma parte dele, e ai a gente tem um piso que foi feito uma permuta do Vasco que é o Recoma e assim que a gente tiver com a parte do telhado, esse piso deve ser instalado. Acredito que no mês de abril, maio, a gente já esteja jogando ali. Não posso dar a data precisa porque depende de vários fatores, mas eu acho que até abril a gente estará jogando ali, se Deus permitir.”

Desde sua chegada, que avaliação você faz?

“A avaliação que eu faço é o seguinte, tem muita boa vontade de todo mundo com os esportes amadores, o problema ali é que estava um pouco desconexo, eles não estavam muito se falando ali no setor, então o basquete queria jogar no Vasco, o vôlei queria jogar no Vasco, o futsal queria jogar no Vasco, ai ficava ruim pra resolver estádio, e ai a gente reuniu todo mundo pra explicar que todo mundo tem que estar junto e tocar essa coisa pra frente. Estava parecendo que eram três clubes, cada um por si, agora estamos conseguindo trabalhar em conjunto.”

O Vasco tem um time de estrema grandeza e é importante ter mudanças para o esporte crescer novamente né?

“A gente fala do Pedrinho, do Felipe, porque são figuras principais dos vascaínos, na verdade a gente enxerga o Felipe e o Pedrinho como figuras natas do esporte, mas ai dentro do futsal tem também Phillipe Coutinho, passando pelo Alex Teixeira, Souza, todos passaram pelo futsal em algum momento, então o futsal é uma base muito importante e produz muito pro futebol de campo, a gente quer afinar essa parceria com o campo porque vai dar melhores frutos lá na frente, e esse é um momento difícil financeiramente, mas muito legal de trabalhar porque a gente está sentindo a vontade das pessoas e isso que deixa a gente feliz.”

Ricardo fala sobre a questão financeira de iniciativa privada, usando a marca Vasco e também sobre o incentivo ao esporte.

“A gente encaminhou alguns projetos de patrocínio normal, sem incentivo. A gente ta com uma lei de incentivo rolando, mas não é para a formação de time adulto de nenhum esporte. Para o time adulto você tem que tomar cuidado com o que você pretende com ele. Se você montar um time adulto de futsal para participar da Federação é uma coisa, se fizer um de basquete para participar da Liga Carioca somente, é outra coisa, mas se for para a Liga Nacional, tanto o basquete, como o vôlei, como o futsal, o investimento é muito grande, e ai você precisa achar uma parceria de um tempo maior, com um valor maior. Como a gente assumiu tem dois meses, ainda não deu para identificar essas pessoas e formar os projetos a tempo para esse ano. A gente quando assumiu o arbitral da Confederação de Futsal já estava acontecendo,o Campeonato de Basquete já estava acontecendo, o de vôlei também, então agora a gente ta tentando montar esses projetos para no segundo semestre ou no ano que vem, a gente possa colocar pelo menos dois times, ou o futsal ou basquete, ou o basquete e o vôlei, enfim, eu acredito que a gente tenha estrutura pra montar dois times desse e assim, se eu conseguir colocar um eu já vou ficar muito feliz.”

Existe algum esquema para os vascaínos entrarem no futsal, fazerem algum teste?

“Não tem um dia de teste. Tem um dia específico de treinamento para teste de jogadores indicados de outros clubes, não é um dia que qualquer um pode chegar lá e testar, mas os pais podem perguntar, explicar o que seu filho joga, e ai a gente abre um dia para fazer um teste, tanto no futsal, quanto no vôlei, no basquete, da mesma forma. Claro que se tiver um interesse muito grande, teremos que marcar um dia pra fazer teste com todos,o que não é problema. A gente só tem que agendar isso, pois a gente está sempre pronto para receber atletas novos, mas tem o dia de treinamento e temos que ver um dia só deles para não atrapalhar o treinamento do grupo que já vem jogando. Então pode aparecer lá, mas sempre levar o pai para combinar o dia e saber os documentos específicos, mas pode ir lá, nos procurar e nós vamos agendar o dia, sem problema.”

Precisa fazer algum tipo de exame pra fazer o teste?

“O pai entrando em contato, a gente passa tudo que precisa, mas tem que levar exame médico sim, tem que levar um atestado médico para fazer o teste, mas como eu disse, é bom o pai ir antes, combinar o dia certinho e ai a gente encaminhar para o treinamento.”

Fonte: Supervasco