15 Anos do Tri: Seis vezes Edmundo

Segunda-feira, 10/12/2012 - 18:45

Quando se fala na data de 11 de setembro, logo se lembra do trágico dia do ano de 2001, no qual milhares morreram vítimas da queda do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque. Contudo, o 11 de setembro que vamos relembrar é um dos mais felizes já vividos pela a imensa torcida vascaína. Foi nesta data, no ano de 1997, que Edmundo entrou para história como jogador que marcou mais gols numa só partida do Campeonato Brasileiro.

O jogo entre Vasco e União São João era válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Estava marcado para uma quinta-feira à noite e o público presente em São Januário não foi dos maiores. Afinal, o Gigante da Colina ainda não havia deslanchado no torneio e fazia uma campanha regular. Além disso, vinha de derrota para o Grêmio fora de casa. Jogando contra o time do interior de São Paulo em casa, o cruz-maltino tinha a obrigação de voltar a vencer e subir na tabela.

Os poucos torcedores presentes na Colina Histórica ainda estavam se acomodando quando, aos 27 segundos de jogo, Edmundo recebeu na entrada da área e arriscou. O chute saiu mascado, mas Adinam, goleiro do União São João, engoliu um frango e o antigo placar de São Januário anunciou: 1 a 0 Vasco.

A vantagem mínima persistiu até o fim da primeira etapa. O gol logo no início desmotivou o time vascaíno, que passou a jogar em cima do resultado construído. Mesmo assim, Pedrinho e Edmundo perderam boas chances de ampliar o marcador no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Antônio Lopes sacou Juninho Pernambucano e lançou o atacante Mauricinho em seu lugar, para tentar dar mais mobilidade a equipe cruz-maltina. Já na segunda etapa, o União São João ficou com um a menos, pois o defensor Balu levou o cartão vermelho.

Foi nesse cenário de jogo que o camisa 10 vascaíno entrou para a história do futebol brasileiro. Como um artista que sai do show e deixa o público ansioso para o bis, Edmundo só voltou a aparecer na metade final do segundo tempo. Aos 23 minutos, ele recebeu na área e, com a frieza que cabe aos grandes atacantes, deslocou o goleiro para fazer o segundo gol.

Aos 27, o Animal foi lançado na entrada da área, deixou o arqueiro do time paulista no chão e marcou seu terceiro tento, um golaço com a assinatura do craque. Reza a lenda que Edmundo teria cogitado pedir para sair após esse lance. Não deu tempo para pensar muito, pois no minuto seguinte o goleiro Adinam deu outro presente para o Vasco ao tentar sair jogando com os pés. A bola ficou limpa na área e a Edmundo bastou um leve toque para balançar as redes pela quarta vez: 4 a 0 Vasco.

O jovem Maestro Felipe entrou em cena aos 34 minutos: bola alçada no meio da área para Edmundo, que com um leve toque tirou dois marcadores da jogada, e com velocidade chegou antes do defensor que vinha na cobertura. Resultado: chute forte no canto e 5 a 0 no placar.

A essa altura, conta-se que Luisinho já tinha lembrado Edmundo da possibilidade de quebrar o recorde de gols numa só partida, além da disputa pela artilharia do Brasileirão de 1997. E o Animal sofreu um pênalti, já perto do fim da partida. Na cobrança, um chute fraco, a meia altura, que o errante goleiro Adinam espalmou.

Parecia que o recorde não seria quebrado. Mas Edmundo estava em estado de graça. No apagar das luzes, aos 44 minutos, o camisa 10 arrancou pela esquerda do ataque, trouxe a bola para o meio e mesmo desequilibrado, soltou uma bomba, no cantinho: 6 a 0 para Edmundo e para o Vasco.

Uma análise imediatista diria que o apito final daquele jogo decretou apenas que o Vasco ficou com os três pontos da vitória, reocupando a quinta posição na tabela. Entretanto,ao fim da partida, teve-se a inscrição imediata do nome de Edmundo no rol dos grandes nomes da história do Campeonato Brasileiro. E não parou por aí: como veremos, o Animal estava “sedento” por quebrar recordes...



Fonte: Site oficial do Vasco