De olho na Copa de 2014, Pinheiral promete dar ao Vasco privacidade e estrutura

Sábado, 08/12/2012 - 12:48

Abalado por uma crise financeira, o Vasco pode ficar para trás no momento de concorrer pela contratação de um jogador. Mas pelo menos num aspecto, vai começar 2013 vencendo uma disputa. Apesar do “olho grande” de Flamengo e Botafogo, será a equipe cruz-maltina que vai realizar a pré-temporada no grandioso CT João Havelange, na cidade de Pinheiral (RJ), localizada no Sul Fluminense a cerca de 100 quilômetros da capital.

Por volta de duas semanas atrás, representantes de Flamengo e Botafogo ainda tinham esperança de usar o local em sua etapa de preparação para a temporada. No entanto, o Vasco deu um drible na falta de recursos e garantiu o pagamento, conrfirmando a utilização do local. Assim, de 4 a 17 de janeiro vai usufruir de uma estrutura ainda pouco conhecida dos brasileiros, mas já notada pelos estrangeiros.

Em julho, a Fifa deu a sua chancela e credenciou o CT João Havelange para receber as delegações que vêm ao Brasil para a disputa da Copa do Mundo. A placa que comprova o título é exibida com orgulho pelo diretor executivo e proprietário do local, Guto Nader, que nos últimos meses vem ciceroneando representantes de seleções como Grécia, Japão e México e se prepara para as visitas em dezembro da Espanha, atual campeã do mundo, e Portugal, em janeiro.

O CT ainda não foi inaugurado oficialmente e, portanto, o Vasco será o grande teste para os proprietários. Dessa forma, toda a preparação do local é feita com total cuidado para que a primeira impressão fique. Funcionários se empenham no corte do gramado dos dois campos de dimensões oficiais (105m por 70m) – há ainda outro de tamanho reduzido –, arrumam os 30 quartos e dão os últimos retoques na sala de musculação, nos vestiários, na caixa de areia e até na capela localizada dentro do terreno de 100 mil metros quadrados de área construída.

- Vai ser uma honra receber um clube da grandeza do Vasco para inaugurar nosso CT. Será uma grande responsabilidade. Por outro lado, o clube terá uma excelente estrutura para treinos, além de privacidade, por se tratar de um local exclusivo. Vai ser um teste importante para a Copa do Mundo - afirmou Guto Nader, que há três anos, quando o Brasil foi confirmado como sede do Mundial, vislumbrou transformar uma área em meio a três milhões de pés de palmito e algumas dezenas de cabeças de gado num local com a capacidade de oferecer condições de preparação para equipes do Brasil e do mundo.

'A vida da cidade vai mudar', afirma prefeito eleito

Além das instalações técnicas, jogadores e comissão do Vasco vão de usufruir de momentos de lazer. O CT oferece piscina, churrasqueira e salão de jogos. Nas folgas, a delegação também poderá relaxar com a pescaria. A fazenda Sobradinho – onde está o CT – conta com três lagos repletos de peixes, muitos deles grandes, de origem na região da Amazônia.

O luxo e a estrutura do local fazem um contraste com a cidade onde ele está. Emancipada de Piraí em 1995, Pinheiral tem cerca de 25 mil habitantes e enxerga na pré-temporada do Vasco e, principalmente, na Copa do Mundo, a sua grande oportunidade de crescer. Este é o primeiro grande objetivo do prefeito recém-eleito, José Arimathéa. A pouco menos de um mês de ser empossado, o professor da área de meio ambiente se empenha em capacitar a população para receber os visitantes que chegarão até 2014.

Para ele, o melhor caminho para isso é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem um campus na cidade. O local poderia fornecer aprendizado técnico e prático, como curso de línguas, e difusão da cultura para tornar-se uma referência na recepção aos turistas. Assim, se preocupa em chamar a atenção do tímido segmento hoteleiro da região para melhorar sua estrutura.

- Receber um clube como o Vasco significa projeção nacional para Pinheiral. O que mais nos anima é conhecer mais de perto a dinâmica da estrutura do futebol. Essa pré-temporada vai servir de estágio para a Copa do Mundo. A partir de janeiro e até 2014, a vida da cidade vai mudar - disse Arimathéa, que é torcedor do Fluminense.

Até 2014 estão previstos alguns benefícios na cidade com investimentos externos, como a melhoria das estradas que dão acesso. Mas a visão de Pinheiral vai além da Copa do Mundo. No embalo do projeto de crescimento do CT João Havelange, a cidade sonha também ficar marcada como um local de preparação de delegações para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Empenhado em fazer do CT uma referência, o diretor executivo Guto Nader garante que, nessa disputa, há espaço e tempo para outros clubes interessados usufruirem da estrutura do local.

- Queremos beneficiar todos do clubes do Rio de Janeiro e mostrar que não é preciso sair do estado para se fazer uma boa pré-temporada frisou.

Vaca circula pelo terreno onde o Vasco fará sua pré-temporada (ao fundo), em Pinheiral


Prefeito eleito de Pinheiral: expectativa pela chegada do Vasco
Prefeito eleito de Pinheiral: expectativa pela chegada do Vasco
Diretor exibe placa que simboliza chancela da Fifa
Diretor exibe placa que simboliza chancela da Fifa


Veja mais fotos clicando aqui.

Fonte: GloboEsporte.com