Se São Paulo vencer Sul-Americana, Vasco irá direto para as oitavas da Copa do Brasil caso termine o Brasileiro em 6º

Sexta-feira, 30/11/2012 - 18:53

O título antecipado do Fluminense, a definição dos classificados para a Libertadores da América em 2013 e a definição de três dos quatro rebaixados para a Série B praticamente deixaram monótona a última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, a competição pode ganhar um ânimo extra para alguns clubes nos jogos finais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira um ofício informando que, caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana, estará automaticamente garantido no mesmo torneio no ano que vem e não poderá participar da Copa do Brasil, que ocorrerá simultaneamente à disputa continental.

Com isso, uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil estará aberta, pois a mudança de regulamento da competição a partir de 2013 deu aos clubes participantes da Libertadores, no primeiro semestre, o direito de entrar na reta final do torneio nacional, na segunda metade do ano. Segundo a CBF, essa vaga ficará com o melhor colocado do Brasileiro que não estiver na Libertadores, ou seja, o clube que terminar em sexto lugar (ou em quinto, caso ultrapasse o Corinthians, que já está garantido na Libertadores).

Restando uma rodada, três times ainda podem brigar pela sexta colocação: o Vasco, atualmente em sexto lugar com 55 pontos, o Botafogo, com 54, e o Cruzeiro, com 52. Mas pensando que a rodada final seria apenas para cumprir tabela, o trio se preparou dando pouca importância ao último jogo de cada um.

A princípio, o Vasco enfrentará o Fluminense, domingo no Engenhão, com a maior parte do time formada por atletas recém-promovidos e reservas. O Botafogo, que terá pela frente o clássico com o Flamengo, também no Engenhão, tem sete desfalques e usará quatro jogadores formados nas categorias de base. O Cruzeiro é quem deve ir a campo mais completo para enfrentar o Atlético-MG, no Independência. Com só Diego Renan suspenso, o time tem se preparado com força máxima, com direito até a treino secreto.

Depois de 12 anos, o regulamento da Copa do Brasil mudou para 2013. No ano que vem, quando completará 25 anos, a competição terá 86 participantes (incluindo os clubes que disputarem a Libertadores 2013), sete fases e vai durar o ano inteiro.

Oitenta equipes começarão a Copa do Brasil, em fase mata-mata. Quando sobrarem dez times, eles se juntarão aos clubes que disputaram a Libertarores a partir das oitavas de finais

Fonte: GloboEsporte.com