Morre Fidélis, campeão carioca em 1970 e brasileiro em 1974 pelo Vasco

Quarta-feira, 28/11/2012 - 17:33

O ex-lateral-direito José Maria Fidélis, o Touro Sentado, que disputou a Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, morreu na manhã desta quarta-feira, 28, aos 68 anos, em São José dos Campos, interior de São Paulo, devido a um câncer no estômago.

Na terça-feira, 27, o GLOBOESPORTE.COM mostrou a trajetória de Fidélis, que havia sido diagnosticado com câncer no estômago em abril deste ano, no Rio de Janeiro, onde morava com a família.

Em entrevista, o ex-jogador contou que procurou a ajuda de medalhões do futebol, como o presidente Roberto Dinamite, do Vasco, onde Fidélis ganhou o Campeonato Brasileiro (1974) e o Campeonato Carioca (1970), mas não obteve sucesso. Mudou-se para São José dos Campos, cidade de seu último clube, há cerca de 15 dias. A Águia do Vale ofereceu auxílio, mas a doença já estava em nível avançado.

Segundo informações de parentes do ex-jogador, nesta semana, após contato do GLOBOESPORTE.COM, o presidente do Vasco procurou a família oferecendo apoio para que Fidélis voltasse ao Rio de Janeiro, onde moram seus dois filhos mais novos.

Na noite desta terça-feira, o ex-atleta teve uma recaída e foi internado às pressas no Pio XII, hospital de São José. O Touro Sentado, no entanto, não resistiu e acabou morrendo na manhã desta quarta-feira.

O velório do ex-jogador acontece na noite desta quarta-feira, na Urbam I, em São José dos Campos. O enterro está marcado para acontecer no Cemitério Horto São Dimas, na quinta-feira, às 15h.

Fidélis foi lateral-direito entre 1961 e 1981. Conquistou três títulos de maior expressão na carreira. Em 1966, foi campeão carioca pelo Bangu. A boa participação no título fez com que fosse convocado para a Copa do Mundo de 1966, barrando Carlos Alberto Torres.

Depois da Copa, se transferiu para o Vasco da Gama, em 1968, onde jogou até 1974, onde conquistou o Campeonato Brasileiro pelo Gigante da Colina. Antes disso, em 1970, faturou o Campeonato Carioca. Deixou o Vasco para ir ao América-RJ, onde ficou por um ano. Rodou por vários times do Norte e Nordeste. Encerrou a carreira em 1981 após jogar dois anos no São José Esporte Clube, time de sua terra natal, onde também começou sua trajetória como treinador.

Em sua carreira, Fidélis proporcionou momentos inusitados. Uma delas envolve o gol 1.000 do rei Pelé. O lateral-direito tentou sabotar a cobrança da penalidade de Pelé tirando a cal da marca do pênalti. Apesar disso, Fidélis e Pelé foram grandes amigos nos tempos de Seleção.

- Era um dos meus melhores amigos. Em campo, a gente se entendia. Joguei poucas vezes contra ele e não tive de marcá-lo. Acabava sendo função de outros zagueiros - disse durante entrevista em São José.

Fidélis deixa mulher e seis filhos, quatro deles adultos e que moram em São José. Os dois filhos mais novos do ex-jogador, de 23 e 11 anos, moram no Rio de Janeiro, na casa de parentes.

Fonte: GloboEsporte.com (texto), O Globo (foto)