Vasco e Urubu darão chance para jogadores jovens no clássico

Sábado, 24/11/2012 - 16:10

As possibilidades se esgotaram cedo demais para Vasco e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Sem muita alternativa, a expectativa no confronto deste sábado, às 19h30, no Engenhão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, é dar chance aos jovens e buscar um laboratório para 2013.

No lado rubro-negro, a chance aos garotos será mais tímida. Mattheus, Adryan e Nixon, três promessas do clube, ficarão no banco de reservas. A campo, Dorival Júnior levará alguns cascudos, mas promete observar a todos já com a reformulação necessária em mente. Em relação ao último jogo no campeonato, apenas uma mudança: Amaral, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, dará lugar a Airton.

Dentro de campo, o momento do Flamengo é um tanto quanto melancólico. Em meio a várias crises, o clube amarga uma temporada de fracassos. Fora das quatro linhas, a situação é mais delicada. Às vésperas da eleição, marcada para o dia 3 de dezembro, o clube ferve com a disputa política. Diante de cinco candidatos ao cargo de presidente, o ambiente é de incerteza. Dorival Júnior, no entanto, tem contrato até o fim de 2013 e segue dando sequência ao seu planejamento. Incluída aí, claro, a chance aos jovens.

"Não é nenhum vestibular. O que vejo é que no futebol existe um relaxamento muito fácil e de repente você paga um preço muito alto. Não é só a primeira impressão, mas a última deixada que pode ter uma influência muito grande para o ano seguinte. Estaremos no banco com Mattheus, Adryan, Nixon. Priorizando esses garotos aí de repente podem ser melhor observados. Não é uma prova de fogo. Eles estão evoluindo e é uma oportunidade.", afirmou Dorival Júnior, que, suspenso no STJD, não comandará o time do banco de reservas.

No lado vascaíno, o clima de fim de festa é evidente. A expectativa de brigar ao menos por uma vaga na Copa Libertadores da próxima temporada se dissipou. Expoentes do elenco, Juninho Pernambucano, com fadiga muscular, e Felipe, liberado para uma viagem ao Qatar em busca de patrocínios para o clube, são desfalques certos. Carlos Alberto, retornando de lesão, deve figurar no banco. Coube ao técnico Gaúcho, então, dar chance a jovens como Marlone e Abuda.

Experiente em meio aos garotos, o goleiro Fernando Prass encara mais um Clássico dos Milhões na carreira com naturalidade. E vê um lado positivo no confronto com o rival sem grande repercussão no Campeonato Brasileiro: justamente a utilização dos garotos, que ganharão mais rodagem ao entrar em campo em um Vasco x Flamengo. Mas, assim como no lado do rival, o pedido em São Januário é que o clube se reforce para a próxima temporada, além da atenção às promessas.

"O Vasco precisa estar consciente de que precisa montar um grupo forte para o próximo ano. Mas os garotos vão sentir nesse clássico que é um jogo diferente dos quais eles estão acostumados a disputar. Vai servir como um amadurecimento", afirmou Fernando Prass.

Em 7º lugar na tabela com 54 pontos do Campeonato Brasileiro, o Vasco encara o Flamengo, 11º colocado com 48 pontos, até mesmo sem o velho campeonato particular entre ambos: não há mais chance de que os rubro-negros ultrapassem os cruzmaltinos na tabela. Sem tantos atrativos, o jeito, mesmo, é olhar para o futuro.

Fonte: ESPN.com.br