Vasco homenageia Paulinho da Viola com texto em seu site oficial

Segunda-feira, 12/11/2012 - 21:08

Vascaíno Paulinho da Viola completa 70 anos

Vascaíno de coração, bamba universal do mais brasileiro dos ritmos, o samba, Paulo César Batista de Faria, ou simplesmente Paulinho da Viola, completa 70 anos nesta segunda-feira. Como não poderia deixar de ser, o Club de Regatas Vasco da Gama vem a público reverenciar este gênio da raça. Nascido em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1942, Paulinho entrou para a universidade do samba ainda menino. Filho do violonista César Faria, do saudoso e mítico conjunto “Época de Ouro”, conheceu Pixinguinha e Jacob do Bandolim na mais tenra idade.

No início da carreira, ainda nos anos 1960, foi parceiro de outros grandes mestres da MPB, como Elton Medeiros, Cartola e Candeia, para citar apenas alguns deles. Mais do que simplesmente um compositor de sambas, Paulinho da Viola foi e é ferrenho defensor da cultura negra carioca, marginalizada durante décadas. Suas composições transformaram-se em ícones do ritmo que virou sinônimo de brasilidade. “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”, feita para a sua querida Portela, “Pecado Capital” e “Coração Leviano”, entre muitos outros, são sambas cantados aqui, no Brasil, e fora dele.

Para deixar ainda mais evidente a sua opção pela cultura popular, escolheu o Vasco, pioneiro em inclusão social e racial, para torcer. E, por sua enorme identificação com a cruz-de-malta, também virou sinônimo do clube. Onde houver Vasco, haverá sempre Paulinho da Viola e vice-versa. Frequentador do Maracanã e de São Januário foi um dos astros do show “Vamos Todos Cantar de Coração”, composto somente por artistas vascaínos, em homenagem aos 113 anos do clube, no ano passado.

Mais do que homenagear o vascaíno Paulinho da Viola, o Club de Regatas Vasco da Gama quer agradecê-lo. Obrigado, Paulinho, por ajudar o Vasco a ser mais Vasco, onde quer que você vá. Obrigado, mestre, por fazer o duro cotidiano do povo brasileiro mais feliz, com sua poesia e exemplo de vida. Obrigado, Paulinho, por carregar no peito este enorme sentimento que jamais acabará.

Parabéns, Paulinho da Viola, por seus 70 anos!

Vida longa ao bamba!

Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: Site oficial do Vasco