Vasco estreia contra o Boavista no Estadual 2013

Segunda-feira, 12/11/2012 - 16:54

Foi divulgada nesta segunda-feira, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a tabela do Campeonato Carioca de 2013. A competição terá início no fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro. As datas e os locais exatos ainda serão confirmados pela Ferj. Como o sorteio é direcionado, não existem clássicos na primeira rodada. Entretanto, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo não terão vida fácil quando entrarem em campo pela primeira vez.

Atual campeão, o Fluminense estreia contra o Nova Iguaçu. O Tricolor é um dos maiores vencedores da competição e teve um ano de 2012 com muitas conquistas. Enquanto isso, o atual vice-campeão, Botafogo, pega o Duque de Caxias, no Engenhão. O Glorioso tentará levar de volta o título, que não vence desde 2010, para General Severiano. Maior vencedor da competição, o Flamengo começa sua caminhada contra o Quissamã, que subiu à primeira divisão em 2012 e está pela primeira vez na elite do Rio de Janeiro. Por sua vez, o Rubro-Negro não se consagra campeão carioca desde 2011, quando teve como destaques Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Já o Vasco estreia contra o Boavista e busca vencer novamente o Estadual após dez anos de jejum. A última vez aconteceu em 2003, com Léo Lima e Souza em campo.

Além disso, a data do primeiro clássico do Carioca já está decidida. Botafogo e Fluminense reeditam a decisão deste ano no fim de semana dos dias dia 26 e 27 de janeiro, em partida válida pela terceira rodada da Taça Guanabara.

O regulamento para a competição é o mesmo do ano anterior. Dessa maneira, se um mesmo time não for o vencedor da Taça Guanabara e da Taça Rio, o Carioca terá uma finalíssima. Em 2011, por exemplo, o Flamengo venceu o Boavista no primeiro turno e o Vasco no segundo turno. Dessa maneira, o campeonato terminou mais cedo.

A primeira rodada, sem ainda locais e horários definidos, reserva os seguintes jogos: Botafogo x Duque de Caxias, Olaria x Audax, Friburguense x Bangu, Nova iguaçu x Fluminense, Flamengo x Quissamã, Resende x Madureira, Boavista x Vasco e Macaé x Volta Redonda.

Fonte: Lancenet