Carta do Vasco ao COB teve menos de 10 páginas e não incluiu projeto nem garantia financeira

Quinta-feira, 01/11/2012 - 21:48

O sonho da administração Roberto Dinamite de reconstruir um novo estádio de São Januário pode não chegar nem ao papel. Na noite dessa quarta-feira, prazo limite para a entrega de um dossiê com todos detalhes da reforma do estádio, o clube enviou uma carta, com menos de 10 páginas, garantindo a cessão do seu campo para os jogos de rúgbi. No documento, não constavam nem a garantia financeira e nem mesmo o projeto de reforma do estádio, com plantas e mais detalhes. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou esta noite que, mesmo com um projeto encomendado ao clube desde 9 de abril de 2012, o Vasco não enviou a documentação completa pedida. Portanto, está fora dos planos.

Na carta, o Vasco cedia o estádio “sem custos” à administração dos jogos olímpicos por um total de nove meses. Entre dezembro de 2015 e agosto de 2016 o estádio atenderia às necessidades do Comitê Olímpico Internacional. Exclusivamente para o COI, São Januário ficaria disponível entre maio e agosto do ano que vem. Além disso, a carta também permitia à organização dos jogos cuidar de toda publicidade no entorno e dentro do estádio - como já acontece nos eventos de Copa do Mundo.

Procurado para comentar o assunto, o presidente Roberto Dinamite e nem outros membros da diretoria do Vasco foram encontrados pela reportagem. O estudo da OAS prevê um estádio de 43 mil lugares e a estimativa de gastos de R$ 500 milhões - 60% seriam de empréstimo do BNDES, 30% pago com ‘naming rights’ e publicidade, mais 10% de investidores a serem captados. A obra, que só manteria de pé a fachada do estádio, também envolveria o entorno do bairro, com remanejamentos de população e construção de shopping center e edifício comercial ao lado do campo do Vasco. A OAS também não respondeu aos pedidos da reportagem.

Plano B já era o preferido de Nuzzman

O estádio João Havelange, o Engenhão, é a opção para os jogos de rúgbi nas olimpíadas. Nos bastidores, havia comentários sobre a preferência do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ (Rio 2016™), Carlos Arthur Nuzman, pelo estádio construído para a disputa do Pan Americano de 2007.

Fonte: Extra Online