Vice jurídico Rouxinol: 'Agora vem um maluco e faz essa palhaçada'

Quarta-feira, 17/10/2012 - 13:15

O meio-campo Juninho, do Vasco, foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode pegar até dois anos de suspensão por ter descumprido dois artigos do Código Mundo de Dopagem, que atende também ao regulamento do Campeonato Brasileiro. A partida da denúncia foi no dia 23 de setembro, em Campinas, contra a Ponte Preta (empate de 0 a 0). Juninho teria que ir direto para a sala de doping, realizar o exame de urina, mas foi até o vestiário e só depois retornou. O julgamento será realizado na sexta-feira, dia 19 de outubro, às 14h, no Plenário do STJD.

Juninho teria descumprido dois artigos: o primeiro, 2.3, fala no atleta "recusar-se ou não apresentar uma justificativa válida a submeter-se a coleta de amostra após notificado". O outro, 2.5, trata de adulteração ou tentativa de alteração de qualquer componente de controle. O jogador ainda responde por conduta contrária ao código brasileiro de Justiça Desportiva que lhe daria um gancho de até seis partidas. Segundo o médico do Vasco, Albino Pinto, que estava com a delegação e acompanhou Juninho, os responsáveis pelo exame antidoping foram informados que o atleta iria até o vestiário e retornaria.

- Isso já aconteceu outras vezes. Às vezes o exame demora uma hora ou mais. Eu mesmo avisei ao médico no local. O Juninho foi ao vestiário, foi pegar a bolsa dele, porque depois iríamos fazer a viagem. Quando retornou, ele se desculpou e ficou tudo bem. Acho que houve má-fé, porque poderiam ter dito na hora para a gente. Não vejo como dar em nada, talvez uma advertência. Acho que está havendo um excesso de autoridade, de gente querendo mostrar serviço - disse Albino Pinto.

O vice-presidente jurídico do Vasco, Anibal Rouxinol, disse que o clube ainda coleta mais informações para responder ao caso no tribunal. O próprio Juninho ligou ontem para ele e avisou sobre a denúncia.

- É uma coisa normal de todos os times. Agora vem um maluco e faz essa palhaçada. Vamos levar 500 jogadores para o tribunal - disse Rouxinol, referindo-se a estratégia de mostrar que a prática acontece com frequência.

Aos 37 anos, o jogador já falou em aposentadoria algumas vezes, mas sempre desistiu pela boa forma que mostra nos campos, sendo o principal jogador do Vasco na atual temporada. Uma suspensão de dois anos poderá fazer o Reizinho da Colina pendurar as chuteiras.

O goleiro reserva do Fluminense, Ricardo Berna e o lateral-esquerdo do Santos, Juan (ex-Flamengo e Fluminense) foram enquadrados nos mesmo artigos. Juan será julgado nesta quinta-feira por causa da partida contra o Flamengo no dia 12 de setembro. Ricardo Berna será julgado no mesmo horário que Juninho por ter descumprido a lei na partida contra o Internacional, dia 9 de setembro.

Fonte: Extra Online