Clubes pequenos aprovam proposta de mudança no Estadual; grandes ainda vão analisá-la

Quarta-feira, 17/10/2012 - 12:46

Envolvidos com a reta final do Brasileiro, os clubes grandes do futebol do Rio ainda ignoram a nova fórmula proposta pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para os Estaduais de 2013 e 2014. Mas os 12 pequenos, que foram consultados antes do arbitral que será realizado no fim do mês, já acenam com a aprovação do modelo que cria um turno extra — com dois jogos a mais — no Carioca.

Ontem, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco informaram que ainda vão analisar a proposta antes de se pronunciar. Em 30 de outubro, um arbitral na Ferj vai decidir se a proposta de alteração do regulamento será aprovada.

Apesar dos votos do quarteto dos grandes ter mais peso, os pequenos, juntos, são capazes de aprovar a nova fórmula, que prevê a disputa de um turno extra com os quatro de melhor campanha no geral, fora os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio.

Antes do arbitral do fim do mês, para decisão sobre o assunto, uma reunião na quarta-feira da semana passada antecipou a nova fórmula para os clubes pequenos.

— Gostei muito da proposta. Até esta questão da inversão do formato de disputa na fase de grupos da Taça Rio com a Taça Guanabara foi sugestão minha ao Rubinho (presidente da Ferj, Rubens Lopes) no final do ano passado. Na reunião da semana passada, todos pequenos já tinham aceitado a nova proposta — diz o presidente do Madureira, Elias Duba.

O dirigente aposta em pelo menos dois times pequenos no turno extra.

— Fatalmente isso vai acontecer. Mas vamos ter mais clássicos também. Nada vai ser pior do que o Estadual deste ano, quando todo mundo pagou para jogar — afirma Duba, que alega acumulado prejuízo de R$100 mil.

Semifinalista da Taça Rio este ano, o Bangu, através do presidente Jorge Varela, também aprovou a ideia.

— Vai manter todo mundo na disputa e ninguém vai abandonar o campeonato. Os pequenos ficaram satisfeitos — garante ele.

Fonte: Extra