Juizados nos estádios poderão prender torcedores preventivamente

Quinta-feira, 27/09/2012 - 04:39

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira a ampliação da competência dos Juizados Especiais Criminais (Jecrims) com atuação nos estádios. A partir de agora, o órgão poderá decretar prisão preventiva e determinar busca e apreensão, se julgar necessário. A iniciativa faz parte da proposta para combater a violência causada por torcidas organizadas, apresentada pelo chefe do Judiciário fluminense, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. O anúncio foi feito junto ao presidente da Federação de Futebol e representantes dos maiores clubes da cidade.

- Temos que evitar que o país se torne refém de bandidos travestidos de torcedores, como aconteceu com a Inglaterra em função da fúria dos Hooligans - explicou Alberto, que também sugeriu a quebra dos sigilos telefônicos e eletrônicos dos dirigentes de torcidas.

Quanto às propostas apresentadas pelos clubes e Federação no dia 13 de setembro, que prevê para a liberação de bebida nos estádios e o limite de ingressos para as organizadas, o desembargador tratou com cautela. Ele se limitou a dizer que algumas são possíveis, e outras de difícil execução, mas garantiu que todas serão encaminhadas à comissão e às autoridades responsáveis.

Também estiveram presentes na reunião o desembargador do TJRJ Antonio Jayme Boente e os juízes Alexandre Pimentel, Rafael Estrela e Marcelo Rubioli.

Fonte: GloboEsporte.com