Vasco promoverá evento Cidadania Vascaína no dia 27/10

Quarta-feira, 26/09/2012 - 18:03

Pelo quarto ano consecutivo, o Vasco vai promover, no dia 27 de outubro, das 9 às 16h, em sua sede, em São Januário, o evento esportivo e beneficente Cidadania Vascaína, que visa não só ao lazer como também à promoção da saúde física e mental, e à promoção de melhor qualidade de vida, e obtenção de documentos.

De acordo com o vice-presidente de Esportes Olímpicos do clube, José Pinto Monteiro, o evento vai, mais uma vez, combinar esporte, cultura e serviços, tudo totalmente gratuito, atendendo pelo menos 13 mil pessoas. No item esporte, haverá escolinhas de vôlei, basquete, rúgbi, korfebol, esportes paralímpicos, remo, futebol, futebol de mesa, futebol americano, tênis, tênis de mesa, esgrima, hóquei e atletismo. No que diz respeito à cultura, haverá show de samba, grupos de dança, capoeira, teatro infantil, circo, acesso à internet, palavras cruzadas, artesanato e exposição de acervo do Exército.

Outro aspecto importante do evento diz respeito aos serviços, como orientação jurídica, união estável, emissão de carteiras de identidade e profissional, exames médico, oftalmológico, de pressão arterial e diabetes, avaliação nutricional, aplicação de flúor, vacinação. informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e coleta de sangue. Nos três anos anteriores, foram registados 22.097 atendimentos, sendo 9.740 em 2011.

— O evento da cidadania é muito rico. Ele consegue, durante o dia, reunir 20 mil pessoas carentes da comunidade carente do entorno da sede do Vasco, omo São Cristóvão, Barreira do Vasco, Tuiuti, Maré, Arará, Caju, e há a possibilidade de oferecer serviços. Só da área de saúde, há 12 ações, desde a coleta de sangue a exame de hanseníase. Ano passado, por exemplo, salvamos duas vidas, segundo os especialistas em diabetes. Atendemos uma pessoa com nível de glicemia acima de 300, e outro acima de 500. Essas pessoas foram direto para o hospital — contou Monteiro. — Há também pessoas cuidando do meio-ambiente, reflorestamento, além de reciclagem. Perto dali há defensoria pública, cartório, carteiras, registro de documentos, é algo muito amplo. Noutro ponto, na área esportiva, a criança experimenta todas as modalidades, desde o futebol americano ao remo indoor. Esse circuito dura duas horas.

O dirigente ressaltou também a importância da área cultura, com o circo de Marcos Frota e escolas de samba:

— Se o morador daquela comunidade chegar às 9h, tem diversão o dia inteiro. Serão 112 ações envolvendo cultura, esporte e serviços.

Quem quiser ser voluntário, pode entrar em contato com Helio Curto e Roseli Ferreira, pelo telefone 7518-9932 ou pelo e-mail vascovoluntario@crvascodagama.com.

Fonte: Globo Online