Vasco e Urubu competirão pelo canteiro mais bonito do entorno da Lagoa

Terça-feira, 11/09/2012 - 15:06

Vasco e Flamengo levaram do gramado para os jardins a rivalidade entre os times. Os dois clubes cariocas vão se enfrentar agora num concurso que vai escolher o canteiro mais bonito plantado nas calçadas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. O Rio+Florido é promovido pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos com o objetivo de embelezar o paisagismo da região. Como noticiou a coluna Gente Boa, o clube rubro-negro, cuja sede fica na Avenida Borges de Medeiros, foi o primeiro entre os times a se inscrever no concurso, que na segunda-feira recebeu a adesão do quase vizinho Vasco da Gama, que tem sua sede náutica às margens da Lagoa.

A competição, no entanto, não deve ser fácil: até segunda-feira, quatro clubes (Caiçaras e o Jockey também estão do páreo) e 26 condomínios da região já haviam entrado na briga. Os prêmios serão quantias em dinheiro (o primeiro lugar ganha R$ 4 mil), cursos de jardinagem no Jardim Botânico, hospedagem em hotéis, passeios de helicóptero e vale-compras. As inscrições para o concurso Rio+Florido, iniciadas em julho, encerram-se no próximo dia 30 e podem ser feitas pelo site www.riomaisflorido.com.br.

— A ideia do concurso é incentivar os cariocas a cuidarem da beleza da cidade e estimular outros condomínios a fazerem o mesmo, cuidando de seus canteiros e área verdes — explica o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, acrescentando que a prefeitura revitalizou os canteiros da Lagoa antes do lançamento do concurso. — Inicialmente, as inscrições terminariam dia 10 de setembro, mas a ideia foi tão bem aceita que tivemos de ampliar o prazo, pois muitos condomínios nos procuraram pedindo para participar. Nosso objetivo é que o projeto se espalhe para outros pontos. Por isso, vamos levá-lo em seguida para a Zona Norte, onde pretendemos fazer concursos simultâneos em dois bairros. Estamos fazendo um levantamento para escolher entre Vila Isabel, Irajá, Tijuca e Méier.

Jardins suspensos na Lagoa

Entre os concorrentes, a primeira a se inscrever foi a estilista Lenny Niemeyer, que tratou de deixar mais florido, com algumas bromélias e orquídeas, o canteiro em frente ao seu prédio, na Avenida Epitácio Pessoa. No Condomínio Vila Lagoa, na mesma avenida, os moradores gastaram R$ 4 mil e contrataram o serviços do paisagista mineiro Ricardo Portillo, que fez um jardim suspenso, também com orquídeas e bromélias, usando como base uma árvore torta em frente ao edifício:

— No dia em que estávamos fazendo o jardim, vários moradores da região pararam para elogiar. E, depois que ele ficou pronto, tem atraído muitos olhares. Já vi gente passando de carro e de ônibus e sorrindo, apontando para nosso jardim. Muita gente nos perguntava se não tínhamos medo de que roubassem as orquídeas, mas não estamos preocupados com isso — diz Ricardo. — Mesmo que nosso jardim não seja campeão, já atingimos o nosso objetivo de espalhar a beleza.

A advogada Sandra Caldas, síndica do Vivendas da Lagoa, também diz que a implantação do jardim já deu frutos:

— Os moradores estão animados com o concurso, e nossa entrada está mais alegre e romântica — comenta Sandra, que escolheu o colorido das flores maria-sem-vergonha para compor o jardim.

De acordo com o regulamento do concurso, que tem apoio da Universidade Estácio de Sá, podem participar todos as residências e os condomínios situados nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa. Vale pessoa física ou jurídica. O desafio, explica a prefeitura, é deixar os canteiros com “melhores ambiência e estado de conservação, utilizando flores, arbustos e criatividade para garantir novo visual aos espaços”.

Depois que as inscrições forem encerradas, todos os jardins serão fotografados, e os cariocas escolherão os dez mais bonitos por categoria (médio ou grande). O período de votação será entre os dias 1º e 7 de outubro, pelo Facebook do concurso cultural e pelo site www.riomaisflorido.com.br. Depois desta pré-seleção, uma comissão julgadora, formada por representantes da Secretaria de Conservação, da Fundação Parques e Jardins, do Jardim Botânico e por um grupo de paisagistas, elegerá os três campeões por categoria. O resultado será divulgado dia 16 de outubro. A premiação será no Palácio da Cidade, no dia 18 de outubro, às 10h.

Alem da beleza, serão avaliados a diversidade de espécies usadas no jardim, a adequação das plantas ao clima do entorno da Lagoa e o “enquadramento paisagístico” do canteiro, explica a Secretaria de Conservação.

Fonte: Globo Online