Juniores: CBF divulga regulamento e tabela da Copa do Brasil sub-20

Sexta-feira, 07/09/2012 - 13:48

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira o regulamento e a tabela da primeira Copa do Brasil sub-20. A competição seguirá os mesmos moldes do torneio profissional, no sistema de eliminatória, e dará ao campeão e ao vice uma vaga na Taça Libertadores da América sub-20 do ano seguinte. Daqui a 26 dias, o jogo Ponte Preta x Vasco (na tabela abaixo indicado para o Rio de Janeiro, mas que deve acontecer em Campinas/SP) inaugura a disputa, que vai até 15 de dezembro. Ainda indefinidos, os estádios serão escolhidos até 17 de setembro.

Nas duas primeiras fases, as equipes melhores colocadas no ranking nacional de clubes da CBF fazem o jogo de volta em casa. A partir das quartas de finais, haverá sorteio para definir os mandantes. Até as oitavas, os visitantes poderão eliminar a necessidade da segunda partida caso vençam por dois ou mais de diferença. Gols marcados no campo adversário vale como critério de desempate, exceto quando dois times de mesma cidade se enfrentarem duas vezes no mesmo local. Os atletas poderão ser inscritos até 26 de novembro, último dia útil antes da terceira fase.

Confira as datas e os confrontos da primeira fase:


Vagas na Libertadores sub-20 regulamentadas

Com a criação da Copa do Brasil sub-20, o país cria pela primeira vez uma regra de classificação para a Taça Libertadores da América da categoria, criada em 2011 pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).Antes, o Brasil indicava seus representantes no torneio continental com base em campeonatos nacionais não organizados pela CBF, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileiro da categoria.

Na primeira edição da Libertadores sub-20, o Flamengo, campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi o único representante nacional e chegou até às quartas de finais. Esse ano, o país teve dois participantes: o Corinthians (vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior) e o América-MG (campeão brasileiro). Na ocasião, o time mineiro caiu nas quartas, enquanto a equipe paulista foi eliminada na semifinal.

Fonte: GloboEsporte.com