Duelo contra Portuguesa vale para o Vasco o fim do jejum de vitórias

Sábado, 01/09/2012 - 10:38

Um olhar na tabela poderia mostrar quem está em alta e quem está em baixa. Mas apesar de ocupar a quarta posição do Campeonato Brasileiro, o Vasco precisa vencer a Portuguesa para superar a crise. Mas do outro lado terá um adversário cujo ânimo está em alta e, por isso, é incompatível com a 13ª posição que ocupa. Desta forma, o jogo deste sábado, às 21h, em São Januário, pela 21ª rodada, representa o encontro de equipes que necessitam dos mesmos três pontos por motivos bem diferentes.

No lado do Vasco, a certeza é de que a reação é urgente. A equipe vem de três derrotas consecutivas e está há cinco rodadas sem vencer. Na última sexta-feira, os protestos de um grupo de torcedores mostrou que a temperatura de São Januário durante a partida pode ser o de um caldeirão, mas o que representa pressão para cima dos jogadores. Por isso, o grupo admite que precisará controlar a ansiedade de buscar a vitória sem se expor.

- Nossa preparação foi em cima de tudo o que estamos vivendo, das adversidades e do momento delicado. Estamos preocupados, pois já passou o momento de reverter isso. O ponto de partida agora é ganhar. Esse jogo em casa é o momento para isso - disse o técnico Cristóvão Borges.

Recuperada após a quebra da série de oito partidas de invencibilidade, a Portuguesa não poderia começar o segundo turno de uma forma melhor: venceu o Palmeiras por 3 a 0 diante de sua torcida, no estádio do Canindé, e mais uma vez se aproximou da parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. O desafio agora é maior ainda: conquistar a segunda vitória fora de casa na competição contra o quarto colocado, o Vasco da Gama.

Às vésperas da partida em São Januário, o técnico Geninho, que terá cinco desfalques, preferiu esconder a escalação. De acordo com o comandante rubro-verde, ele já tem em mente a equipe que vai a campo, mas prefere esconder para não dar uma “ajuda extra” ao time carioca.

– O treinador tem sempre de saber o time que vai mandar a campo na véspera do jogo, então, naturalmente, eu sei quais serão os onze titulares. A questão é que, se eu divulgo agora, eu dou munição ao adversário – explicou.

Geninho já havia deixado claro que o primeiro objetivo da Portuguesa era se afastar de uma vez por todas da zona de rebaixamento. Hoje, a equipe ocupa a 13ª colocação, com 25 pontos ganhos, e está a nove do Palmeiras, primeiro time na área da degola. Das seis vitórias conquistadas pela Lusa até aqui no Brasileirão, apenas uma foi longe dos seus domínios: 2 a 1 sobre o Grêmio, no Olímpico, pela 17ª rodada.

O Premiere transmite a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Cristóvão Borges adiantou que promoverá mudanças na equipe titular, mas não revelou quais. No entanto, a tendência é que o lateral-direito Jonas ganhe sua primeira chance como titular, na vaga de Auremir. No ataque, Tenorio deve substituir Wiliam Barbio. A boa notícia é a volta de Juninho após cumprir suspensão na última rodada. William Matheus, que sofreu uma pancada no joelho esquerdo, é dúvida. Dessa forma, o Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Jonas, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe (Carlos Alberto); Tenorio e Alecsandro.

Portuguesa: o técnico Geninho terá sérios problemas para montar a Lusa nesta rodada. Com cinco desfalques, o comandante fez mistério em relação ao time que vai a campo no Rio de Janeiro. Sem muitas opções, ele pode mudar sua formação, utilizando Ivan no meio-campo e dando nova chance a Diego Viana, que vinha fazendo boas partidas como titular. A provável escalação da Portuguesa em São Januário: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Léo Silva, Maylson, Ivan e Boquita; Diego Viana e Bruno Mineiro.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Eder Luis, que ainda se recupera de um edema na coxa esquerda, e Rodolfo, que sofreu uma cirurgia no joelho esquerdo, estão vetados pelo departamento médico.

Portuguesa: ainda vetados pelo departamento médico por conta de lesões musculares, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro e o meia Héverton não jogam contra o Vasco. Além disso, Ferdinando, Moisés e Ananias receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras e estão suspensos. Leandro Silva, que foi submetido a uma cirurgia no pé direito, é desfalque até o fim a temporada.

PENDURADOS

Vasco: Carlos Alberto, Felipe, Wendel, William Barbio e Willian Matheus.

Portuguesa: Bruno Mineiro, Héverton, Lima e Valdomiro.

O ÁRBITRO

Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Thiago Gomes Brigido (CE) e Carolina Romanholi Melo (CE). Heber Roberto arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 357 faltas (média de 39,6 por jogo), mostrou 35 amarelos (média de 3,9 por jogo), dois vermelhos (média de 0,22 por jogo) e marcou um pênalti (média de 0,11 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,4 faltas e 0,24 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos paulistas e um dos cariocas na Série A deste ano, inclusive o jogo entre os dois times: Portuguesa 0 x 1 Vasco, na segunda rodada, e Portuguesa 1 x 1 Botafogo, pela 16ª rodada.

FIQUE DE OLHO

Vasco: as boas atuações no decorrer das partidas e o mau momento de Wiliam Barbio devem credenciar Carlos Tenorio à vaga de titular. A força do atacante e sua constante movimentação devem ser trunfos do Vasco para buscar a recuperação no Brasileiro.

Portuguesa: mais uma vez, o atacante Bruno Mineiro é o jogador de maior destaque da equipe. Autor de dois gols na vitória sobre o Palmeiras na última rodada, ele novamente provou seu oportunismo e demonstrou por que vem se tornando um dos atletas mais queridos pela torcida, apesar do pequeno número de jogos com a camisa rubro-verde. Marcou nada menos que seis dos últimos 10 gols da Lusa.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "No Campeonato Brasileiro, todas as partidas são difíceis. Não tem distinção entre a dificuldade de enfrentar entre o último colocado e quem está no topo da tabela. Vamos nos preparar para o ambiente que vamos encontrar. O momento não é bom, mas temos que unir nossa força com a da torcida para voltar a vencer".

Geninho, técnico do Portuguesa: "Enfrentar o Vasco em São Januário é sempre muito complicado, a pressão é grande, a torcida pressiona o jogo todo e eles vêm em uma sequência ruim no campeonato. Porém, acredito que a gente possa sim trazer um bom resultado se jogarmos da forma como temos feito nas últimas partidas".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Vasco e Portuguesa se enfrentaram 13 vezes no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. No Rio, o Vasco leva grande vantagem, com nove vitórias, um empate e três triunfos da Lusa. Foram 27 gols vascaínos e 16 da Portuguesa.

* Vasco e Portuguesa têm uma média de 3,3 por partida na história da Série A do Brasileiro. Ao todo foram marcados 87 gols em 26 jogos. Há 23 anos (ou 17 jogos), uma partida entre as equipes não termina empatada em 0 a 0 em Brasileiros da Série A. O último e único empate sem gols aconteceu dia 21 de outubro de 1989, em São Januário.

* Ao todo foram 15 partidas disputadas em São Januário entre as equipes na história do confronto, com 11 vitórias do Vasco, contra três triunfos da Portuguesa e mais um empate. Nos gols marcados, nova vantagem carioca: 36 a 18.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Portuguesa se enfrentaram pela última vez no Canindé, no dia 26 de maio deste ano, pela segunda rodada do Brasileirão deste ano. E no jogo seguinte à eliminação da Libertadores, o time cruz-maltino levou a melhor e venceu a Lusa por 1 a 0, com um golaço de bicicleta de Alecsandro. O gol, marcado num primeiro tempo de poucas emoções, deixou o Vasco na liderança provisória da competição. Após o intervalo, o time mostrou cansaço e foi dominado pela equipe paulista, que teve 17 finalizações contra seis do adversário, mas não soube transformar a pressão em gol.



Fonte: GloboEsporte.com