Torcidas violentas têm mudado itinerário para fugir da polícia

Segunda-feira, 27/08/2012 - 13:18

Zero a zero em campo e tolerância zero do lado de fora dos estádios, no Rio de Janeiro. A polícia fechou o cerco às torcidas organizadas no fim de semana. Prendeu 23 pessoas no jogo de sábado, quando torcedores da Young Flu espancaram dois vascaínos - antes do jogo entre Fluminense e Vasco. Sabe onde eles foram parar? No presídio de Bangu 2.

Gritos de guerra e ofensas. Muitos torcedores preferem vestir a camisa do time só perto do estádio. Pode ser um risco cruzar com uma torcida rival.

“Eu tenho medo mesmo”, diz uma mulher.

Só para o jogo entre Flamengo e Botafogo no Rio, foram escalados 400 policiais militares com cavalos e cães. Com o policiamento cada vez maior no entorno dos estádios, a estratégia das torcidas mais violentas mudou. Para escapar de toda a força policial, as torcidas violentas estão atacando longe dos estádios.

No sábado, antes do jogo entre Vasco e Fluminense, integrantes da Young Flu, uma das maiores torcidas do time tricolor, espancaram dois vascaínos em uma estação de trem da Zona Norte. Os agressores foram surpreendidos pela polícia e detidos. Vão responder a processo por corrupção de menores, lesão corporal, promover tumulto e formação de quadrilha.

A delegada decidiu mandar 21 adultos para um Presídio de Segurança Máxima e dois menores para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

“Quando agridem uma pessoa, é um crime de lesão corporal. Quando eles se associam permanentemente, é um crime de formação de quadrilha. Então que isso sirva de alerta para os outros torcedores para que eles não se deixem levar pelo grupo”, afirma a delegada Cristiane Carvalho.

A mãe de um dos rapazes presos fez um desabafo. “Depois que meu filho entrou para essa torcida a vida dele mudou. É uma torcida maldita. A Young Flu, eu não tenho medo de denunciar não. Não tenho medo. É uma torcida facção criminosa”, afirma a mulher.

Em nota, a diretoria da torcida Young Flu disse que vai apurar com o policiamento do estádio o que de fato aconteceu antes da partida no Engenhão. Informou que, se ficar comprovado que esses torcedores são filiados à torcida, eles podem ser suspensos ou até expulsos. A diretoria da Young Flu afirmou ainda que desaprova as atitudes violentas.

Fonte: Bom Dia Brasil - Globo.com