FJV acata punição de 6 meses do Ministério Público

Quinta-feira, 23/08/2012 - 18:33

A Força Jovem Vasco, principal torcida organizada do clube de São Januário, acatou a punição imposta pelo Ministério Público, que a proibiu de ir a estádios em todo Brasil durante os próximos seis meses.

A punição começa a valer a partir da semana que vem e os membros da facção de torcida ainda poderão aparecer sábado, no Engenhão, no clássico com o Fluminense, com bandeiras, faixas e camisas que fazem menção à organizada.

- Já esperávamos a punição e ela foi justa. Nossa torcida vai cumprir a decisão e aproveitaremos o período para mudarmos nosso comportamento - afirmou Bruno Ribeiro, presidente da FJV.

A Força Jovem Vasco foi punida por causa da morte do torcedor rubro-negro Bruno Saturnino, em maio, após a final da Taça Rio, entre Botafogo e o Cruz-Maltino.

O tenente-coronel Fiorentini, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), explicou como será o procedimento da polícia para coibir a presença de qualquer menção à torcida nos estádios:

- Infelizmente, o torcedor, mesmo que não seja efetivamente da Força Jovem, não poderá entrar no estádio com nada que identifique a torcida. Tudo que fizer referência a ela, será impedido. A fiscalização ocorrerá na entrada dos estádios e caso o torcedor esteja com a camisa, terá de trocá-la. Se for mulher, ficará ainda mais complicado. Se acontecer de um torcedor burlar a fiscalização na entrada, tiver acesso com uma camisa e for identificado, será obrigado a tirar a peça ou será retirado do estádio.

Uma reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira com representantes da Polícia Militar não apenas do Rio de Janeiro, como também de Niterói e da Baixada Fluminense para intensificar o policiamento nas áreas onde os conflitos têm ocorrido. Ele também pede que a população denuncie aglomerações de torcedores suspeitas em dias de jogo.

A suspensão vale em todo território nacional. Existe a possibilidade de, após o Campeonato Brasileiro, o restante da pena ser convertida. Nesta quinta-feira, uma reunião geral da organizada determinará o comportamento dos torcedores no decorrer da temporada.

Punição para rubro-negros depois de episódio de domingo

Além da punição de seis meses, a Força Jovem, ao lado da Torcida Jovem do Flamengo, levou suspensão de sete dias por causa da briga entre membros das duas facções domingo passado, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. As duas torcidas têm até cinco dias para recorrer da sentença imposta pela Justiça.

Fonte: Lancenet