Torcedores ilustres aderem campanha 'Vascaíno é sangue bom'

Sexta-feira, 17/08/2012 - 16:32

Presentes na Tribuna de Honra de São Januário na noite da última quinta-feira (16/08), acompanhando a partida entre Vasco e Coritiba pelo Brasileirão, o modelo Kadu Parga e o ex-goleiro Acácio exibiram no intervalo de jogo, a camisa da campanha de doação de sangue “Vascaíno é sangue bom”.

A campanha foi lançada pelo Vasco, em atenção à iniciativa de um grupo de torcedores. O objetivo do movimento de doação de sangue é promover, no dia 18 de agosto, Caravanas Solidárias, formadas por vascaínos, para proporcionar o aumento de doação de sangue e medula óssea, em diversas capitais brasileiras. O diretor do centro de transplantes do Inca, o doutor Luis Fernando Bouzas, que também esteve no Caldeirão acompanhado pela filha Julia, de 17 anos, enalteceu a ação do Vasco.

- Temos um apoio muito grande da população, mas por ser desta vez um clube fazendo esta iniciativa, a motivação das pessoas aumenta ainda mais. O Vasco está de parabéns pela iniciativa e serve de exemplo para os outros clubes – comentou o médico Luis Fernando Bouzas com exclusividade ao site oficial.

Ao todo, 28 cidades brasileiras receberão a visita das caravanas vascaínas: Aracaju (SE), Araruama/Cabo Frio (RJ), Barra do Garças (MT), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Brumado (BA), Criciúma (SC), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP) Maceió (AL), Manaus (AM), Mossoró (RN), Natal (RN), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos Dumont (MG) São Luis (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vila Velha/Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

No Rio de Janeiro, o Hemorio, na Rua Frei Caneca 8, Centro, foi o escolhido pelo movimento. A coleta de sangue será feita no dia 18 de agosto, das 7h às 18h. Torcedores com a camisa do Vasco terão direito a transporte de graça. Os ônibus partirão, de São Januário, a partir das 8h, com destino ao Hemorio. Para os que não puderem doar sangue ou medula neste dia, o Vasco solicita que sejam feitas doações ao Inca (Instituto Nacional de Câncer), que fica na Praça da Cruz vermelha 23, também no Centro do Rio. Os interessados poderão doar absorventes, fraldas geriátricas, leite em pó, roupas e brinquedos novos (por conta da baixa imunidade dos pacientes).

O que é preciso para doar sangue:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

- Estar bem de saúde

- Ter entre 16 (*) e 68 anos (incompletos) – (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf

- Pesar no mínimo 50 Kg

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Situações que impedem provisoriamente a doação:

- Estar com febre acima de 37°C

- estar gripado(a) ou resfriado(a)

- No caso das mulheres, estar grávida ou ter sido submetida a parto normal nos últimos 90 dias ou à cesariana, nos últimos 180.

- Também no caso das mulheres, estar amamentação, até um ano após o parto

- Fazer uso de alguns medicamentos

- Ter anemia

- Ter sido submetido a cirurgia

- Ter extraído dente, nas últimas 72 horas

- Ter feito tatuagem no último ano

- ter sido vacinado recentemente (o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina)

- Ter sido submetido a transfusão de sangue no último ano

O que é preciso para doar medula:

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos de idade, com boa saúde e com os mesmos requisitos para ser doador de sangue, excluindo-se os referentes à idade mínima e máxima, poderá doar.

Kadu Parga, ex-BBB


Roberto Dinamite ao lado do diretor do Inca, Luis Fernando Bouzas


Acácio e Roberto Dinamite


Fonte: Site oficial do Vasco