Volta de Juninho a Recife marca duelo entre Vasco e Sport

Quarta-feira, 08/08/2012 - 13:55

No campo, Sport e Vasco vão duelar em busca dos três pontos. Mas pelo menos num aspecto, as duas torcidas que estarão na Ilha do Retiro, nesta quarta-feira, terão um interesse em comum. A partida que começa às 19h30m (de Brasília), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai marcar a volta de Juninho Pernambucano ao estádio no qual iniciou a carreira. Após 12 anos ele volta a enfrentar o clube que o revelou vestindo a camisa do clube do qual é um dos maiores ídolos.

Juninho enfrentou o Sport pela última vez em 2000, mas não joga na Ilha do Retiro desde 1999, quando a equipe cruz-maltina empatou em 0 a 0, pelo Brasileirão. Nesta quarta-feira, o capitão do Vasco terá a missão de liderar um grupo que está em busca da liderança da competição. Atualmente a distância para o Atlético-MG, atual primeiro colocado, é de apenas um ponto. Entretanto, o Galo tem uma partida a menos.

- É muito especial para mim, praticamente onde tudo começou. Fiz meus primeiros jogos aqui, alguns na Ilha foram marcantes. É especial rever amigos que só me veem na televisão. Espero que seja um bom jogo, sabemos da força do Sport na Ilha. É uma torcida que não desiste do time, vi isso como torcedor e jogador. Mas o importante é que nossa equipe está preparada para fazer um grande jogo - afirmou Juninho.

Embora o Sport tenha o caldeirão da Ilha do Retiro como um trunfo, o time comandado por Vagner Mancini está há duas rodadas sem vencer em casa. A equipe amarga um jejum de cinco jogos (três derrotas e dois empates), o que reflete na 15ª posição na tabela, com 14 pontos e apenas dois da zona de rebaixamento.

- Temos que voltar a vencer na Ilha. Sabemos que é um jogo complicado, mas não podemos deixar o Vasco jogar. Vamos buscar o controle do jogo desde o começo, para evitar que eles venham para o campo da gente - disse o treinador.

Já o Vasco tem a seu favor a confiança de ainda não ter perdido em seis partidas fora do Rio de Janeiro neste Brasileirão (três vitórias e três empates). O time do técnico Cristóvão Borges está invicto há oito rodadas e não sofre gols há seis. Entretanto, são duas partidas sem balançar as redes adversárias (empates em 0 a 0 com Internacional e Corinthians).

O Premiere FC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Sport: pressionado no cargo, Vagner Mancini armou um esquema priorizando a defesa. Sem poder contar com Willians e com Hugo ainda necessitando aprimorar a parte física, o treinador optou por escalar três volantes. Contudo, para tentar superar a defesa vascaína, o comandante leonino aposta na sua linha de frente, formada por Marquinhos Gabriel, Felipe Azevedo e Gilberto. Com isso, o Sport vai para o jogo com Magrão, Moacir, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Rithely, Rivaldo, Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo; Gilberto.

Vasco: a novidade em relação à última rodada será a volta de Dedé, que cumpriu suspensão automática na última rodada. O restante será o mesmo time que empatou em 0 a 0 com o Corinthians em São Januário. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Sport: ainda se recuperando de uma fratura no nariz, o zagueiro Bruno Aguiar não poderá ir ao confronto contra os cariocas. Quem também fica fora é o meio-campo Willians e o zagueiro Edcarlos, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Vasco: o meia Felipe foi vetado por causa de dores no joelho direito. O zagueiro Rodolfo segue em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo.

PENDURADOS

Sport: Ailson e Tobi.

Vasco: Fellipe Bastos.

O ÁRBITRO

Guilherme Ceretta de Lima (SP) apita a partida, auxiliado por Marcio Luiz Augusto (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). Guilherme Ceretta arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 30 faltas, aplicou quatro amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,3 pênalti. O árbitro apitou um jogo do time pernambucano na Série A deste ano: Bahia 2 x 1 Sport, pela quinta rodada.

FIQUE DE OLHO

Sport: principal aposta ofensiva do Sport, o atacante Gilberto carrega a responsabilidade de quebrar o tabu de Fernando Prass, que não leva gols há 540 minutos. Porém, o feito do rival parece não intimidar o atleta rubro-negro, que prometeu gols para a quarta-feira.

Vasco: depois de 13 anos, Juninho Pernambucano volta à Ilha do Retiro para enfrentar o Sport, clube que o revelou. A tendência é que o capitão vascaíno conte com o apoio das duas torcidas no estádio durante a partida desta quarta-feira.

O QUE ELES DISSERAM

Felipe Azevedo, atacante do Sport: "Sabemos da qualidade do Vasco, mas não podemos nos intimidar com isso. Vamos para o ataque e temos a obrigação de buscar essa vitória. Só os três pontos nos dará tranquilidade para seguir bem na competição".

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Temos certeza de que o Sport vai dificultar muito jogando em casa, principalmente por ter perdido a última partida. Nessas ocasiões a pressão é grande, e dessa vez não será diferente. Mas estamos preparados e acostumados a encarar essa situação".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O Vasco leva vantagem jogando no caldeirão da Ilha do Retiro nos duelos contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro. A equipe carioca venceu cinco das 11 partidas disputadas no Recife, com quatro empates e duas vitórias dos pernambucanos.

* Em 2008, ano do último confronto pelo Brasileiro, Sport e Vasco também se enfrentaram pela semifinal da Copa do Brasil. O Rubro-Negro pernambucano levou a melhor, vencendo nos pênaltis em São Januário. Em seguida, derrotou o Corinthians na final e foi campeão.

* Em 2012, o confronto entre Sport e Vasco completa 70 anos. O primeiro duelo aconteceu em 1942, com os pernambucanos vencendo por 5 a 4 em São Januário. No entanto, o time cruz-maltino leva vantagem no histórico de todas as competições e amistosos: foram 34 partidas, com 12 vitórias do Vasco, 13 empates e nove vitórias do Sport.

ÚLTIMO CONFRONTO

Sport e Vasco se enfrentaram pela última vez no dia 8 de outubro de 2008, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro. O time da casa era o então campeão da Copa do Brasil e a equipe cruz-maltina era lanterna da competição, vindo a ser rebaixada ao fim da temporada. O jogo terminou 2 a 2, com o Sport marcando o gol do empate aos 46 minutos do segundo tempo, com Ciro. Os pernambucanos abriram placar aos 36 do primeiro tempo com Kássio, num chute desviado de cabeça pelo lateral Baiano. Mas o Vasco empatou ainda na primeira etapa com dois gols de Leandro Amaral. O segundo, aos 45 minutos, foi um golaço num chute de fora da área de perna esquerda. Confira as escalações do último confronto: Sport: Magrão, Igor, César (Sandro Goiano) e Durval; Carlinhos Bala (Sidny), Moacir (Fumagalli), Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Ciro e Roger. Técnico: Nelsinho Batista.

Vasco: Rafael, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Fernando (Odvan); Baiano, Jonílson, Mateus, Victor, Alex Teixeira (Abubakar) e Valmir (Eduardo); Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.



Fonte: GloboEsporte.com