Com Romulo, Brasil vence Egito na estreia das Olimpíadas: 3 a 2

Quinta-feira, 26/07/2012 - 17:39

A corrida pela medalha de ouro olímpica no futebol masculino começou bem para o Brasil. A Seleção conseguiu vencer o Egito por 3 a 2 na estreia dos Jogos Olímpicos nesta quinta-feira, em Cardiff, no País de Gales. O quarteto ofensivo foi o grande destaque, principalmente na etapa inicial. Hulk foi o único a não marcar, mas foi importante e participou ativamente da partida.

No segundo tempo, o Egito acreditou e conseguiu marcar duas vezes e chegou a fazer uma pressão. Mas o Brasil conseguiu se segurar e fez os três primeiros pontos pelo Grupo C da Olimpíada e divide a liderança com a Bielorrússia, que venceu a Nova Zelândia por 1 a 0.

O JOGO

Se o fim do jogo foi de sufoco, início foi um pouco difícil e o Egito assustou. Manteve marcação adiantada desde o início, mostrava boa distribuição em campo, e não se intimidava. As primeiras chances foram criadas por eles. Logo aos dois minutos, El Neny deu belo drible em Thiago Silva e obrigou Neto a estrear na Seleção e fazer sua primeira defesa do jogo.

Quando o trio formado por Neymar, Hulk e Oscar entrou no jogo, as oportunidades vieram para o Brasil. O jogador do Porto fez uma linda jogada individual e rolou para o santista, que chutou muito perto do gol de Shenawi. Mas o toque de bola ainda não saía com naturalidade, por causa da marcação egípcia.

Até que entrou, e a vitória começou a se desenhar. Oscar fez boa jogada pela direita e achou Rafael na área. O lateral recebeu e chutou sem chances para Shenawi. E então o jogo ficou bom para o Brasil. O segundo veio pouco tempo depois, e desta vez em uma jogada do Internacional, mas que não poderá ser repetida no clube.

Oscar, novo reforço do Chelsea, driblou o goleiro, ficou sem ângulo e tocou para Leandro Damião que chutou forte para ampliar o placar. Mais um pouco depois foi a vez de Neymar. Começou a jogada perto da entrada da área, abriu para Hulk na esquerda, que cruzou na cabeça do camisa 11. Era só comemorar.

A etapa final começou um pouco morna. O Brasil atacava pouco, apenas levava o jogo, que já estava 3 a 0. Então o Egito foi para cima e conseguiu diminuir o placar. Depois de uma bola na trave, Aboutrika estava bem posicionado e chutou, Neto não podia fazer nada. Logo depois veio a resposta. Marcelo achou Hulk indo para a linha de fundo, e cruzou outra vez na cabeça de Neymar. Mas desta vez Shenawi jogou para escanteio.

O jogo ficou mais quente, e quase Marcelo entrega o ouro. Ele recuou muito mal, Salah conseguiu recuperar e arrancou livre, mas o próprio lateral evitou a finalização. Pouco depois o Egito tocou a bola na frente da área, e Fathi chutou, mas foi por cima.

Depois disso o Brasil voltou a controlar o meio-campo. Sandro, Rômulo e Oscar faziam boas transições, e Hulk e Neymar ajudavam. Até que Mano resolveu mudar e colocou Paulo Henrique Ganso no lugar do atacante do Porto, e o Egito fez mais um. Marcelo não teve muita atenção na marcação, e Salah chutou colocado no canto direito de Neto. O Egito ainda tentou fazer uma pressão final, mas a Seleção conseguiu segurar a vitória por 3 a 2.

No outro jogo do Grupo C, a Bielorrússia venceu a Nova Zelândia por 1 a 0, com gol de Baga no fim do primeiro tempo. Os vencedores serão os adversários do Brasil na segunda rodada, no próximo domingo. No mesmo dia, a seleção da Oceania enfrenta o Egito.

GALERIA




VÍDEO


FICHA TÉCNICA

BRASIL 3X2 EGITO

Local: Millenium Stadium, Cardiff (GAL)
Data-hora: 26/07/2012, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Gols: Rafael (16'/1ºT), Leandro Damião (25'/1ºT), Neymar (29'/1ºT), Aboutrika (6'/2ºT), Salah (31'/2ºT)
Cartões amarelos: Gomaa (EGI), Hulk (BRA), Eldin (EGI), Ramadan (EGI)
Cartões vermelhos: não houve

BRASIL: Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Danilo, 32'/2ºT), Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk (Ganso, 26'/2ºT) e Leandro Damião (Alexandre Pato, 31'/2ºT). Técnico: Mano Menezes

EGITO: Shenawi, Eldin, Hegazi, Fathi e Ramadan; Gomaa (Ahmed, 28'/2ºT), Hassan e El Neny (Magdy, 43'/2ºT); Aboutrika, Mohsen (Salah, intervalo) e Meteab. Técnico: Hany Ramzy

Fonte: Lancenet (texto, ficha), Terra (fotos), R7 (vídeo), GloboEsporte.com (foto)