Vascaínos conseguiram número inédito de finalizações contra São Paulo: 19

Quinta-feira, 19/07/2012 - 20:26

Invicto fora de casa e a dois pontos do líder Atlético-MG, o Vasco fez, na opinião do técnico Cristóvão Borges, a sua melhor partida neste Brasileiro ao bater o São Paulo por 1 a 0. As estatísticas do jogo mostram que, em pelo menos um aspecto, o time conseguiu um desempenho inédito neste campeonato. Foram 19 finalizações no Morumbi, praticamente o dobro da média vascaína até o início da rodada (9,7).

Antes da partida dessa quarta-feira, o número de finalizações do time não havia passado de 13 - na vitória por 4 a 2 sobre o Náutico, em casa. Nos 3 a 2 sobre a Ponte Preta, por exemplo, foram apenas cinco. Até o início da décima rodada, o Vasco aparecia apenas na 18ª colocação no ranking de finalizações, com 88. A Portuguesa, com 145, liderava.

- Jogamos bem e poderíamos ter matado o jogo em várias oportunidades. O Denis salvou o São Paulo. Estamos de parabéns - comentou o artilheiro Alecsandro, ainda na saída de campo.

As 19 finalizações contra o São Paulo geraram nove chances reais de gol, obrigando o goleiro são-paulino a fazer cinco defesas difíceis. Os bons números têm uma parcela de contribuição de Juninho Pernambucano. Em seu jogo de número 350 pelo Vasco, ele finalizou seis vezes, parando quatro vezes em Denis e uma no travessão. Uma foi bloqueada pela defesa.

Juninho também se destacou em outros dois quesitos: nos passes (acertou 45 de 49, um índice de 92%) e nas bolas levantadas (12). Nas estatísticas coletivas, o Vasco mostrou bom poder de marcação ao roubar 17 bolas e desarmar 32 vezes (o São Paulo conseguiu 11 e 17, respectivamente). A diferença entre um quesito e outro é que no desarme o jogador não fica com a bola dominada após tirá-la do adversário.

Para o técnico Cristóvão Borges, o time se encontrou e mostrou equilíbrio e confiança. No entanto, acredita que ainda há muito o que melhorar para se manter na briga pelo título até a última rodada, como no ano passado.

- Fomos o Vasco mesmo. Fizemos um jogo de qualidade, alto nível. Foi uma noite em que a equipe se encontrou. Acertamos a marcação. Tivemos equilíbrio, confiança, variação de jogo e boa posse de bola. Conseguimos uma vitória com autoridade. Mas temos muito a melhorar, temos potencial e vamos crescer ainda - afirmou.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará outro paulista, o Santos. Uma vitória no jogo de 18h30m em São Januário, somada a uma derrota do Atlético-MG (para o Sport, no mesmo horário), coloca os cruz-maltinos na liderança do Brasileiro.



Fonte: GloboEsporte.com