Hugo Calderano, revelação do tênis de mesa, torce para o Vasco

Domingo, 01/07/2012 - 08:34

A maior revelação dos últimos tempos do tênis de mesa completou 16 anos há poucos dias. Mas, os presentes de Hugo Calderano chegaram antecipados. Vitória sobre uma das lendas da modalidade, o belga Jean Michel Saive, no Aberto do Brasil, e anúncio de seu nome na lista dos 16 atletas que vão a Londres participar do Projeto Vivência Olímpica foram fatores que marcam o mês de junho como inesquecível para o mesatenista.

Ainda com o grande jogo de sua vida fresquinho na memória, Hugo admitiu que ganhou confiança com o resultado positivo diante de um atleta que já foi vice-campeão mundial e vai disputar sua sétima Olimpíada. Além disso, ele garante que terá um reconhecimento diferente diante dos adversários.

- Com certeza, posso dizer que foi a maior vitória da minha vida. Consegui jogar de igual para igual contra ele. Entrei concentrado, sabendo que ele era um dos melhores do mundo (atualmente ocupa a 60ª posição no ranking mundial) e consegui vencer – contou o primeiro colocado no ranking juvenil do Circuito da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês), fato inédito na história da modalidade no país.

Menos de uma semana depois da vitória histórica, o talento foi reconhecido e ele recebeu seu segundo presente. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) selecionou Hugo para ir a Londres viver de perto o clima da competição com o objetivo de dar experiência para os 16 jovens que provavelmente estarão na luta por uma vaga nas Olimpíadas de 2016.

Desde muito novo, Hugo Calderano teve uma vida esportiva bastante agitada. O jovem treinou diversas modalidades até encontrar seu caminho. Quando estava envolvido com atletismo, tênis de mesa e vôlei, Hugo foi campeão estadual de salto em distância e titular da seleção carioca mirim. No infantil, quando a intensidade de treinamentos e a frequência de competições pesaram, Hugo optou pelo tênis de mesa.

Seguindo os passos do pai, o carioca escolheu o Vasco para ser seu time do coração. Apesar disso, Hugo defendeu, por cerca de seis anos, as cores verde, branco e grená do Fluminense.

- Nós somos torcedores do Vasco. Morávamos no Flamengo e treinar nas Laranjeiras, era mais próximo. Além disso, quando comecei, o Vasco não tinha tênis de mesa e São Januário ficava muito longe lá de casa – explicou.

Com o intuito de alcançar uma evolução maior no tênis de mesa, Hugo trocou, em 2011, o Fluminense pelo Círculo Italiano, clube de São Caetano (SP). Contando somente com a companhia de seu avô materno, a maior revelação da modalidade nos últimos tempos deixou parentes e amigos para morar no ABC paulista.

— Foi uma decisão tomada em família, muito importante para mim. A estrutura que tenho ajuda muito no meu desenvolvimento — disse Hugo, que tem como companheiros de treino na cidade paulista Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, nomes de peso no tênis de mesa.

Bastante ligado à família, Hugo demonstrou em suas palavras uma admiração enorme por seu pai. Sentados no auditório do COB no dia do anúncio da inclusão de Hugo no Projeto Vivência Olímpica, Elisa e Marcos sorriam o tempo inteiro. Os pais aproveitaram para tirar fotos, fazer vídeos e, na carona do filho, deram inúmeras entrevistas.

- Meus pais sempre estão do meu lado. Eles sempre me incentivaram muito no esporte. Meu pai é professor de educação física. Ele sempre foi bastante ligado ao mundo esportivo. Já praticou atletismo, handebol e vôlei, onde também foi treinador – finalizou.

Fonte: AHE Brasil

Conheça o AHE! Portal de Esportes Olímpicos