Além dos 12 reservas, novas regras do futebol entram em vigor em 2013

Quinta-feira, 28/06/2012 - 15:15

A CBF divulgou em seu site oficial que as emendas nas regras do futebol implementadas pela Fifa no dia 31 de maio entrarão em vigor no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2013. A entidade máxima do futebol mundial já autorizou a aplicação imediata, mas deixou a critério das confederações nacionais a opção de passar a utilizar as novas determinações a partir da próxima temporada.

A mudança mais impactante diz respeito ao número de jogadores no banco de reservas. Serão permitidos até 12 suplentes - atualmente o limite é sete. O número de substituições (três), no entanto, foi mantido. Desta forma, a CBF orienta as federações a tomar as providências cabíveis, como a adequação do espaço no banco de reservas para os 12 suplentes.

Além disso, caso o técnico de um determinado time queira, antes do início do jogo, fazer alguma alteração na relação dos 11 que vão começar a partida, ele não terá mais a obrigação de notificar o árbitro, como ocorre autalmente. O juiz deverá informar o ocorrido na súmula. Para o ex-árbitro Leonardo Gaciba, hoje comentarista do SporTV e da TV Globo, a mudança dá aos treinadores a chance de praticar uma artimanha. Ele prevê polêmica.

- Parece-me que, a partir de hoje, estão autorizando aquelas escalações escondidas a treinadores. Pelo que leio, um treinador pode relacionar um atleta e “enganar” o adversário até entrar em campo. Por exemplo, eu relaciono o número 5 como titular e notifico o árbitro e todos presentes antes do jogo. Hoje, para fazer a troca, o árbitro (e no Brasil, pela lei nacional, os torcedores) deveriam ser notificados. Agora, autorizado pela lei, eu posso colocar o número 15 em campo no lugar do 5 no instante que o jogo for iniciar sem avisar ninguém e não serei punido por isso. Vai dar confusão! Escreve aí! - postou Gaciba em seu blog no SporTV. com.

Outras mudanças válidas a partir de 2013:

- No procedimento de bola ao chão:

* Se a bola for chutada diretamente para o gol adversário e entrar, será concedido um tiro de meta - hoje o gol seria concedido.
* Se a bola for chutada depois de uma bola ao chão e entrar no próprio gol, será escanteio para o adversário - hoje o gol contra seria concedido.

- Só será permitido o uso de fitas adesivas nos meiões se estas foram na mesma cor do local onde estão afixadas. Neste caso, o bom senso do árbitro será fundamental. O objetivo é que os atletas não tenham a visão prejudicada.

- Cartão amarelo para o jogador que "tocar a bola deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba". Neste caso, a única alteração foi a retirada da palavra "manifestamente" depois de "deliberadamente". O objetivo foi tentar facilitar a interpretação e evitar problemas de tradução. Os árbitros devem mostrar o amarelo quando um atleta causa prejuízo ao adversário, e não quando há apenas a colocação da mão na bola.

- Toda publicidade que é colocada no chão deve ficar a pelo menos um metro das linhas demarcatórias do campo. As publicidades verticais deverão ser colocadas a no mínimo: um metro das linhas laterais do campo; na mesma distância das linhas de meta que a profundidade das redes de meta; um metro das redes de meta.

Fonte: GloboEsporte.com

Mudanças na regra – temporada 2012/13

A FIFA divulgou as emendas a regra do jogo para a temporada de 2012/13 conforme a circular nº 1302, de 31 de maio de 2012. Eu, particularmente, fiquei decepcionado. Esperava maiores e mais ousadas alterações, mas tenho que entender que é uma filosofia secular conservadora que demora para ceder as pressões e necessidades do mundo moderno.

Mas, o que vale é o que está no papel, então vamos compartilhar estas mudanças que falam a respeito da reunião ocorrida em 3 de março, em Surrey na Inglaterra (126ª reunião geral da International Football Association Board – IFAB).

1. REGRA 1 – O TERRENO DE JOGO

Como em alguns estádios do mundo, começou-se a colocar publicidade até sobre as redes das traves de gol, a FIFA definiu que toda publicidade vertical ou horizontal deve ficar a, no mínimo, 1 metro das: linhas laterais, linha de fundo (incluso a parte de dentro dos “gols” e das redes de meta (atrá e ao lado). Esta medida pretende que não hajam obstáculos visuais para os árbitros da partida.

2. REGRA 3 – O NÚMERO DE JOGADORES

Incluiu-se o seguinte texto: Se um substituto entrar no campo de jogo em lugar de outro jogador designado no início do jogo, sem que tenha sido notificado a mudança ao árbitro:

- O árbitro permitirá que o substituto designado siga disputando a partida;

- Não se adotarão sanções disciplinares ao substituto designado;

- Não se reduzirá o número de substituições permitidas a equipe que cometer a infração; e

- O árbitro fará um informe do ocorrido as autoridades competentes.

Dizem os homens da Board que fizeram esta ressalva pelo fato de que, com frequência ocorrem lesões durante os aquecimentos e este procedimento citado acima já é o padrão quando o árbitro é notificado. Eles escreveram isso para quando o árbitro “não for notificado”! Ora, parece-me que a partir de hoje, estão autorizando aquelas escalações escondidas a treinadores. Pelo que leio, um treinador pode relacionar um atleta e “enganar” o adversário até entrar em campo. Por exemplo, eu relaciono o número 5 como titular e notifico o árbitro e todos presentes antes do jogo. Hoje, para fazer a troca, o árbitro (e no Brasil, pela lei nacional, os torcedores) deveriam ser notificados. Agora, autorizado pela lei, eu posso colocar o número 15 em campo no lugar do 5 no instante que o jogo for iniciar sem avisar ninguém e não serei punido por isso. Vai dar confusão! Escreve aí!

3. REGRA 4 – O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Incluiu-se o seguinte texto: MEIAS – Se utilizarem algum tipo de fita adesiva o outro material na parte exterior, devrá ser da mesma cor da parte das meias sobre a que usa.

Na prática os árbitros já exigem isso. A verdade é que, por exemplo, antes do jogo, ainda no vestiário decidia-se que a equipe “A” jogará de meias pretas e a equipe “B” de brancas por serem cores contrastantes. Os jogadores da equipe “B” forravam suas meias pretas de esparadrapo branco e a confusão visual estava criada.

4. REGRA 8 – O INÍCIO E REINÍCIO DO JOGO

Novo texto que fala a respeito do “bola ao chão”: (…)

Se a bola entra na meta: – Caso se chute uma bola diretamente de um bola ao chão e esta bola entre diretamente na meta contrária se concederá um tiro de meta e se entrar na própria meta se concederá um tiro de canto.

Hoje, os gols seriam concedidos. A Board alterou este texto a pedido da Federação Inglesa pelo grande número de “bolas ao chão sem disputa” (fair play) que ocorrem hoje em dia e para evitar situações desagradáveis de a bola entrar no gol sem intenção e após isso a equipe querer “devolver” o gol ao adversário.

5. REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES

A respeito da mão na bola que um jogador toca impedindo que um adversário a receba. Na regra havia no texto as palavras DELIBERADAMENTE e OSTENSIVAMENTE. Foi suprimido a palavra OSTENSIVAMENTE. Com razão, pois o atleta pode realizar esta infração de forma não ostensiva, disfarçada e produzir o mesmo efeito. Detalhe, mas isso vinha causando problemas na unificação de critérios em diversos países.

Outras (E IMPORTANTES) decisões do IFAB

1. A respeito dos árbitros assistentes adicionais (este é o termo que a FIFA usa para os árbitros de gol) informam que será feito um informe a respeito do experimento na Eurocopa 2012 numa reunião extraordinária do IFAB no próximo dia 5 de julho. Só poderá fazer parte do texto da lei no próximo dia 31 de maio de 2013 (para a copa das confederações no Brasil?);

2. Sistema gol não gol (uso da tecnologia): Informam, apenas, que passaram para a segunda fase dos testes duas empresas – A HAWK-EYE (sistema de cameras) e a GOLREF/FRAUNHOFER (sistema utilizando bola imantadas);

3. Trocaram o termo na regra que fala que os árbitros devem proibir que os jogadores e/ou comissão técnica utilizem sistemas ELETRÔNICOS para se comunicar (antigamente falavam em RÁDIO-COMUNICADORES);

4. Apresentaram os resultados informados pela CONMEBOL a respeito dos sprays para medir a distância de 9,15m que seguem permitidos mas ainda em fase de testes.

5. A mais importante alteração deu-se pelo fato das equipes, durante a Copa do Mundo utilizarem doze reservas. Por esse detalhe, o IFAB permite que em competições oficiais o regulamento da competição poderá determinar o número de reservas entre TRÊS e DOZE. (Hoje, este número fica entre 3 e 7 – CAMPEONATO BRASILEIRO, por exemplo tem 7 reservas).

MAS, um detalhe gigantesco: Se aprovo a proposta e se fez constar que o novo regulamento se deixa aplicar a competição PRELIMINAR DO MUNDIAL DO BRASIL.

AS DECISÕES ENTRAM EM VIGOR A PARTIR DE 1º DE JULHO DE 2012. Não obstante, permite que as associações membros que estão com sua temporada em vigor (CASO DO BRASIL) podem introduzir as mudanças até o começo da próxima temporada.

Fonte: Blog do Gaciba - GloboEsporte.com