Pelé sonha comemorar seus 100 anos no gramado do Maracanã

Domingo, 24/06/2012 - 13:42

Há 55 anos, Pelé fazia sua estreia no Maracanã, com 16 anos de idade, numa partida que aconteceu dia 5 de maio de 1957, na qual, Flamengo derrotou o Santos por 4 a 0. Vinte e quatro dias depois, Pelé marcou seu primeiro gol no estádio, contra o América. Como se não bastasse a história construida com vários "gols de placa" no Mário Filho, Pelé ainda tem um desejo para realizar no gramado do Maraca.

- Quando eu completar 100 anos quero meus amigos todos lá comigo. Se eu estiver bem fisicamente, vou jogar uns 10 minutos. Mas tem que ser no Maracanã – revelou.

Pelé e Maracanã, um casamento cheio de histórias. Essa parceria começou há 55 anos, no dia 5 de maio de 1957. Tratava-se de um jovem de apenas 16 anos e, diferente do que já fora divulgado, estreou no estádio pelo Santos na derrota de 4 a 0 para o Flamengo. No dia 29 do mesmo mês, outra partida no gramado carioca: goleada pelo mesmo placar, só que a favor, contra o América. Pelé marcou seu primeiro gol no “Templo”.

- Me lembrava muito da Copa de 1950, meu pai falava muito. Queria mais conhecer, nem jogar. Por causa do mito da Copa de 1950. Acabei jogando. Comigo, de uma maneira geral, com o time do Santos daquela época, nós queríamos jogar no Maracanã – contou Pelé.

Outra marca de Pelé no estádio Mário Filho foi quando marcou um dos gols mais bonitos da sua carreira, que deu origem à expressão “gol de placa”. Mas não há imagens. Entretanto, o mais importante de sua carreira está bem documentado, que é o milésimo gol, em partida contra o Vasco diante de um Maracanã lotado.

- Ajeitei a bola. O batedor oficial era o Carlos Alberto. Ele me disse: “Crioulo, bate você”. Peguei e arrumei a bola. Quando eu vi o time do Santos perfilado, como se fosse decisão por pênaltis: “Caramba, não posso perder esse pênalti”. Foi uma alegria - relembrou.

A estreia de Pelé pela Seleção também aconteceu no Maracanã. O Brasil foi derrotado pela Argentina por 2 a 1. O gol brasileiro foi marcado pelo camisa 10.

- Não dava nem pra pensar que seria convocado para a Seleção Brasileira em menos de um mês – contou.

Dos 16 aos 30 anos. Um menino que virou Rei. A despedida de Pelé da Seleção também aconteceu no estádio Mario Filho. A partida foi contra a Iugoslávia e terminou empatada em 2 a 2. Pelé deu uma volta olímpica e foi aplaudido de pé pela multidão de 138 mil torcedores.

- Consegui despedir, deixar saudade. É uma coisa doída deixar o que você gosta – disse.

Mas esse não seria seu último jogo naquele que acabou se tornando a sua casa. Mesmo aposentado, Pelé vestiu a camisa do Flamengo e subiu ao gramado do Maracanã para enfrentar o Atlético-MG, em 1979, num amistoso beneficente. Já em 2004, Edson Arantes do Nascimento viveu a emoção de abrir o revezamento da tocha olímpica, que pela primeira vez passava pela América do Sul.

Atualmente o estádio, palco do gol 100, encontra-se em reforma para a Copa de 2014. O novo Maracanã será inaugurado em fevereiro do ano que vem. Marco da Copa no Brasil e das Olimpíadas de 2016, o popular Maraca já tem outro grande evento em sua agenda: O futuro centenário do Rei.



Fonte: GloboEsporte.com