Luis Maffei, um dos autores de 'Contos da Colina', fala sobre o livro

Sexta-feira, 15/06/2012 - 09:18

Muitos devem se perguntar: qual a relação do livro "Contos da Colina - 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz" com a Tijuca? Simples: além de um conhecido reduto de torcedores vascaínos, e de diversas casas portuguesas, um dos autores do livro junto com Nei Lopes e Mauricio Murad, Luis Maffei é tijucano (Lopes e Murad são ex-moradores de Vila Isabel).

O livro, com prefácio do jornalista e ilustre torcedor Sérgio Cabral, é uma mistura de ficção e realidade, abordando em cada conto um jogador histórico do clube. No final, há uma homenagem à torcida cruzmaltina. Os jogadores lembrados, por ordem alfabética, são: Ademir, Alfredo Segundo, Barbosa, Bellini, Danilo, Edmundo, Eli, Ipojucan, Juninho, Roberto e Sabará.

- As histórias, além de explorarem o potencial que cada personagem possui, representam legítimas homenagens a esses jogadores e, por extensão, ao Vasco da Gama. Um exemplo: Alfredo Segundo, jogador polivalente do Expresso da Vitória, é considerado "o atleta mais vascaíno de todos os tempos", por só ter jogado no clube e ter caído em prantos ao tentar assinar contrato com o rival Flamengo. No conto, Nei Lopes recebe uma carta sua do além, dizendo que se sentia esquecido por todos e que ele não merecia isso - diz Luis Maffei, professor de literatura portuguesa na UFF.

O livro, da editora Oficina Raquel, é um produto licenciado pelo Vasco (R$ 34,90). Para cada venda, há um repasse de R$ 4,90 para a instituição beneficente Solar Bezerra de Menezes, que atende jovens de comunidades carentes em São Cristóvão e entorno:

- O Vasco sempre foi um clube que se preocupou com a questão social como um todo. Ficamos muito felizes em pensar que com o nosso livro estamos, de alguma forma, ajudando as pessoas que necessitam - lembra.

Luis Maffei: vascaíno, tijucano, professor de literatura portuguesa e um dos autores do livro


Fonte: O Globo - Jornal de Bairro - Tijuca