Vasco 100% pega Bahia que ainda não venceu no Brasileiro

Domingo, 10/06/2012 - 09:22

A torcida do Bahia não se importou com o irregular início na competição e mais uma vez correu às bilheterias. Resultado: os pouco mais de 32 mil ingressos foram quase todos vendidos antecipadamente para a partida deste domingo, em Salvador. No entanto, o Vasco, seu adversário pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, é uma equipe que desde o ano passado se notabilizou pelas boas atuações fora de casa. Estes dois elementos estarão frente a frente a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Pituaçu.

O Vasco é o único dos 20 times do Brasileirão a vencer as três partidas disputadas - uma delas fora de casa, contra a Portuguesa. Na competição do ano passado, o time do técnico Cristóvão Borges construiu uma boa campanha atuando longe do Rio de Janeiro: foram 16 jogos, com sete vitórias, quatro empates e cinco derrotas, o que representa 52% de aproveitamento.

O Bahia de Paulo Roberto Falcão tenta vencer a sua primeira partida neste Campeonato Brasileiro (até agora são dois empates e uma derrota). Neste domingo, completa um mês, ou três jogos, sem vencer dentro de casa. Em 2011, o time demorou a engrenar atuando em Salvador e só venceu na 13ª rodada - o que contribuiu para o sufoco da luta contra o rebaixamento.

A Rede Globo transmite a partida para Rio de Janeiro, Minas Gerais (menos Ituiutaba e Uberlândia), Espírito Santo, Pernambuco (menos Caruaru), Bahia (menos Salvador), Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí, Goiás, Região Norte e a cidade de Balsas (MA). O Premiere exibe para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Bahia: Falcão ganhou a opção do volante Helder, recuperado de uma virose, mas não deve mexer nos jogadores de linha. Manteve as novidades do time no meio de semana - Diego, Jones e Ávine - e promoveu a volta do goleiro Marcelo Lomba, que não enfrentou o Atlético-MG porque estava resolvendo problemas contratuais. A equipe que vai a campo deve ser formada por Marcelo Lomba, Fabinho, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Diones, Gabriel e Diego; Lulinha e Jones.

Vasco: Cristóvão Borges não confirma qual será o time titular, mas neste domingo ele volta a contar com o zagueiro Dedé, que se recuperou de um edema ósseo na perna esquerda e fica à disposição depois de dois meses parado. Outra novidade é o lateral-esquerdo Thiago Feltri, que passou quase 20 dias no departamento médico por causa de um estiramento na coxa esquerda. O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé (Renato Silva), Rodolfo e Felipe (Thiago Feltri); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Bahia: os laterais Coelho e Madson, os meias Jéferson e Morais, e o atacante Souza seguem se recuperando de lesões. Os laterais e Morais devem ficar à disposição para a partida contra o Sport, no próximo dia 17. Souza ainda não tem previsão de retorno, mas a expectativa é que a partir da próxima terça-feira já treine no campo, enquanto Jéferson deve ser integrado ao grupo no início de julho.

Vasco: o volante Romulo está convocado para a Seleção Brasileira. O também volante Eduardo Costa está em fase final de tratamento de um estiramento na coxa esquerda. O atacante Carlos Tenorio se recupera de cirurgia após ruptura do tendão de Aquiles do pé direito.

PENDURADOS

Bahia: ninguém.

Vasco: ninguém.

O ÁRBITRO

Anderson Daronco (RS) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Nadine Schram Camara (SC). Ao todo, Daronco participou de dois jogos no Brasileiro de 2011: aplicou um cartão vermelho (média de 0,5) e marcou dois pênaltis e 74 faltas (média de 37) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis. Ele faz sua estreia neste campeonato.

FIQUE DE OLHO

Bahia: ídolo da torcida, Marcelo Lomba está de volta ao gol do Bahia. Herói do título estadual conquistado em maio, o goleiro vai atuar pela primeira vez com contrato novo. No meio desta semana, acertou a liberação do Flamengo e assinou um contrato com o Tricolor até dezembro de 2014.

Vasco: Alecsandro começou o Brasileiro marcando quatro gols em três partidas, mais do que em todo o campeonato de 2011, em que fez três. Já são 19 em jogos oficiais na atual temporada.

O QUE ELES DISSERAM

Marcelo Lomba, goleiro do Bahia: "Eu acho que o Vasco é um dos favoritos ao título, então vai ser um jogo difícil. Mas o importante é que estamos nos ajustando e vamos pensar em sair com os três campos, nem que tenhamos que deixar a vida lá no gramado. Sabemos que temos que jogar certinho para conseguir o resultado."

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Jogar contra o Bahia é sempre complicado. É uma equipe leve, de mobilidade, força física e que se defende bem. Estamos preparados e sabemos que no Campeonato Brasileiro as dificuldades são de ponta a ponta. Não queremos deixar cair o que evoluímos até aqui e melhorar ao longo da competição.”

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Empate sem gol é o resultado que mais se repetiu na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros. Sete dos 31 jogos terminaram com o placar em branco. O último 0 a 0, porém, foi há 18 anos, quando as duas equipes se enfrentaram em São Januário pelo Brasileirão de 1994.

* Apesar da derrota no ano passado, o Bahia vem levando vantagem quando recebe o Vasco em Salvador. Nos últimos 20 anos, as duas equipes se enfrentaram nove vezes na Bahia por diferentes competições nacionais, e o Vasco conseguiu apenas uma vitória, o 2 a 0 de 2011.

* O Vasco se aproxima da marca dos 70 gols em 2012. A equipe de São Januário já fez 69 gols em 33 jogos e apenas em dois jogos passou em branco no ano, ambos contra o Corinthians, pela Libertadores.

ÚLTIMO CONFRONTO

Bahia e Vasco se enfrentaram pela última vez no returno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Mesmo jogando em Pituaçu, o Vasco não deu chances para o time da casa e venceu o jogo válido pela 31ª rodada por 2 a 0. Diego Souza e Felipe tiveram ótimas atuações e marcaram os gols da partida. O time da Colina também contou com a eficiência do setor defensivo. Com o resultado, o Vasco retomou a liderança do Brasileirão de 2011.



Fonte: GloboEsporte.com