Romulo abre o placar, mas Brasil perde para Argentina por 4 a 3

Sábado, 09/06/2012 - 17:57

O Brasil voltou a sofrer com a maestria de Lionel Messi na tarde deste sábado, em Nova Jersey. Se antes muitos cobravam que o camisa 10 não resolvia para os "hermanos", agora ele assumiu a responsabilidade e passou por cima do time canarinho. Com três gols, um deles uma pintura, “La Pulga” foi fundamental na vitória de sua equipe por 4 a 3 sobre a Seleção de Mano Menezes, no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.

Mas não foi fácil para a Argentina. O Brasil ficou à frente do marcador em duas oportunidades. Os gols do time canarinho foram marcados por Rômulo, Oscar e Hulk. Além dos três tentos de Messi, o zagueiro Federico Fernández após cobrança de escanteio fez o outro para os Hermanos.

Essa foi a segunda vez em três anos que Messi decidiu uma partida contra o Brasil com um gol antológico. Em 2010, no Qatar, no triunfo dos Hermanos por 1 a 0, o jogador também resolveu com uma jogada individual. A seleção brasileira a partir de agora vai se preparar para os Jogos de Londres. A convocação definitiva para o torneio será divulgada no dia 6 ou 9 de julho. A CBF ainda não definiu a data.

Vale lembrar que esse foi o terceiro encontro entre Messi e Neymar. Nos anteriores, vitória do argentino. O primeiro aconteceu entre as equipes nacionais em Doha, no Qatar. O segundo foi na goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos, em partida válida pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Na ocasião, "La Pulga" marcou duas vezes.

O JOGO

Os primeiros minutos de jogo mostraram um Brasil disposto a pressionar a Argentina em seu campo de defesa. Neymar estava até melhor do que Lionel Messi. O brasileiro se movimentava, buscava o jogo e atuava pelo lado direito. Hulk ficou mais pelo lado esquerdo. Aos 10, o camisa 11 canarinho recebeu na entrada da área e errou o alvo. Segundos mais tarde, o argentino tocava pela primeira vez na bola. E não era para ser figurante.

Na primeira grande jogada da Argentina, Hulk deu bobeira e a bola sobrou para Dí Maria. O atacante do Real Madrid tocou para Messi. “La Pulga” invadiu a área, mas foi travado pela zaga canarinho. O jogo continuou corrido, e o Brasil atuando melhor. Mas desperdiçava muitas oportunidades de gol. Aos 15, Oscar fez um ótimo lançamento para Hulk. O atacante invadiu a área e finalizou em cima do goleiro Romero.

Sandro marcava Messi em cima. Não deixava o “melhor do mundo” tocar na bola. Aos 21, o Hermano pediu calma aos companheiros, queria paciência do time para sair da defesa para o ataque. No minuto seguinte, em jogada ensaiada treinada por Mano Menezes nos últimos dias, Neymar cobrou rápido e encontro Rômulo dentro da área. O volante soltou a bomba e abriu o marcador. O goleiro Romero ainda tocou na bola, mas não evitou o tento.

O time canarinho seguiu melhor e teve duas chances de abrir o marcador, todas com Neymar. Na primeira, aos 27, o atacante recebeu lançamento de Rômulo, entrou na área e levou um tranco. Pênalti não marcado pelo árbitro americano Jair Marrufo. Três minutos depois, o camisa 11 recebeu no meio, invadiu a área e vacilou no momento na finalização.

Como Neymar não marcou, Messi tratou de iniciar o seu show. Aos 31, Sandro, que até então estava marcando o argentino de maneira impecável, perdeu a bola no meio de campo para Higuaín, que lançou “La Pulga”. O craque invadiu a área e tocou na saída de Rafael Cabral. Três minutos depois, o camisa 10 tabelou com Dí Maria, recebeu na frente, passou pelo arqueiro brasileiro e virou a partida. Festa azul, branca e preta em Nova Jersey.

Mesmo com a virada, o Brasil seguiu tendo uma boa atuação. E Hulk perdeu outra oportunidade clara. O jogador recebeu ótimo passe de Neymar dentro da área e chutou em cima de Romero. Quase o empate canarinho.

O panorama da partida continuou o mesmo. O Brasil buscava o ataque, e a Argentina esperava as vaciladas do time canarinho. Aos seis, Hulk fez boa jogada, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou por cima do gol de Romero. No lance seguinte. Higuaín ficou de frente para Rafael Cabral e finalizou para defesa do arqueiro canarinho.

E foi exatamente por conta dessa busca pelo empate que o Brasil passou a se expor mais na defesa. Higuaín começou a aparecer, principalmente recebendo lançamentos nas costas dos defensores do Brasil. Em uma dessa jogadas, o atacante do Real Madrid saiu na diagonal do gol canarinho e chutou cruzado para fora. Quase o terceiro da Argentina.

A persistência do Brasil surtiu efeito. Aos dez, o entrosamento do Internacional entrou em ação. Oscar tabelou com Leandro Damião e recebeu dentro da área. O jogador dominou de frente para Romero e tocou na saída do arqueiro para deixar tudo igual. Logo em seguida, o camisa 10 da Seleção pediu para sair por conta de uma pancada que levou na região abdominal.

Mano também tirou Damião para a entrada de Alexandre Pato, enquanto o colorado Guiñazu substituiu Sosa na Argentina. Aos 26, a virada brasileira: Neymar cobrou escanteio da esquerda, Romero falhou e deixou a bola escapar, Hulk pegou de primeira de canhota e marcou.

O gol movimentou os técnicos novamente. Mano tirou Rômulo para a entrada de Casemiro, e Sabella colocou Agüero, herói do título inglês do Manchester City, no lugar de Di María. E mais uma vez a rede balançou após escanteio. Mas, dessa vez, para a Argentina: Messi cruzou e Fernández, de cabeça, voltou a empatar aos 30.

Cinco minutos depois, Neymar teve boa chance para colocar o Brasil na frente. Após falha da zaga, o craque do Santos conseguiu driblar Romero na área e chutou, mas Fernández salvou os hermanos com um carrinho.

Logo em seguida, foi a vez de Messi aprontar. O camisa 10 driblou Danilo na entrada área, mas o lateral - que minutos antes entrara no lugar de Rafael - derrubou o craque do Barça. Falta perigosa: Messi cobrou com categoria, e Rafael Cabral defendeu.

Aos 39, Messi resolveu a parada. Dominou pela direita, deixou Marcelo para trás, arrancou e chutou de fora da área, no ângulo direito de Rafael: golaço. Vitória argentina por 4 a 3. Vitória de Messi.

Já nos acréscimos, Lavezzi e Marcelo se desentenderam, houve troca de empurrões entre brasileiros e argentinos e os dois foram expulsos.

- Perdi a cabeça. Não justifica o que eu fiz... - reconheceu Marcelo na saída de campo em entrevista à TV Globo.

GALERIA

Seleção Brasileira
Seleção Brasileira
Romulo
Romulo
Romulo
Romulo
Romulo
Romulo
Romulo
Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Jogadores comemoram gol de Romulo
Romulo dá combate a Messi
Romulo dá combate a Messi
Romulo dá combate a Messi
Romulo dá combate a Messi

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA 4 x 3 BRASIL

Local: MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Data-Hora: 09/6/2012 - 16h06 (de Brasília)
Árbitro: Jair Marrufo (MEX)
Cartão amarelo: Gago (ARG), Higuaín (ARG), Mascherano (ARG); Rafael (BRA), Danilo (BRA)
Cartão vermelho: Marcelo (BRA); Lavezzi (ARG)

Gols: Rômulo 22'/1ºT (0-1), Messi 31'/1ºT (1-1), Messi 34'/1ºT (2-1), Oscar 10'/2ºT (2-2), Hulk 26'/2ºT (2-3), Fernández 30'/2ºT (3-3) e Messi 39'/2ºT (4-3)

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Federico Fernández, Garay e Clemente Rodríguez (Campagnaro 42'/2ºT); Sosa (Guiñazú 12'/2ºT), Mascherano e Gago; Di María (Agüero 28'/2ºT), Messi e Higuaín (Lavezzi 42'/2ºT) - Técnico: Alejandro Sabella.

BRASIL: Rafael Cabral, Rafael (Danilo 34'/2ºT), Bruno Uvini, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo (Casemiro 28'/2ºT) e Oscar (Giuliano 14'/2ºT); Hulk, Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato 22'/2ºT) - Técnico: Mano Menezes.

Fonte: NETVASCO (texto), Yahoo (fotos), GloboEsporte.com (fotos, vídeo), Lancenet (fotos, ficha), CBF (fotos)