Com Romulo titular, Brasil vence amistoso contra Dinamarca por 3 a 1

Sábado, 26/05/2012 - 12:29

Se Mano Menezes tinha alguma dúvida se levaria Hulk para os Jogos Olímpicos de Londres como um dos jogadores acima de 23 anos, ficou com a pulga atrás da orelha após a vitória deste sábado da Seleção Brasileira sobre a Dinamarca por 3 a 1. O atacante do Porto não deu tempo para os rivais respiraram, e marcou dois gols, e ainda teve participação direta em mais um.

O treinador tinha prometido que ia mudar alguns nomes para o amistoso que inicia a série de quatro jogos (pega ainda Estados Unidos, México e Argentina na sequência), mas que o esquema seria o mesmo. E cumpriu. A diferença foi que os jogadores se movimentaram, sabiam o que deveriam fazer com a bola, e tinha, além de Hulk como goleador, um Oscar que não sentiu o menor peso da mística da camisa 10 da Seleção Brasileira.

O JOGO

O Brasil começou fazendo pressão na marcação desde o início com os jogadores de ataque, e os volantes Rômulo e Sandro bem adiantados. Apesar da chances da Dinamarca desperdiçada por Bendtner logo no início, era a equipe verde e amarela que comandava. Leandro Damião se movimentava bem para dar opções na frente e Lucas e Oscar faziam boas tabelas pela esquerda. Mas foi Hulk que abriu o placar e deu ainda mais leveza ao time.

Ele recebeu bola na intermediária de ataque do Brasil, sentiu-se com a mesma liberdade que tem com a camisa azul e branca do Porto, e soltou uma bomba de 111km/h cheia de curva. Nenhuma chance para Sorensen, que até tentou defender. A Seleção então controlou o jogo. E cinco minutos depois saiu o segundo.

Oscar, que tinha dito que iria colocar a sua camisa número 10 em um quadro, poderá colocar na inscrição da moldura a bela jogada que fez. Entrou na área, driblou, e centrou para Hulk. Zimling foi mais rápido que o atacante, mas despachou a bola para dentro do gol de Sorensen.

Se o Brasil mantivesse o ritmo desses 12 minutos, iria devolver a goleada que sofreu para a Dinamarca por 4 a 0 em 1989 com muitos juros. Mas nesse momento diminuiu um pouco o ritmo. Teve até algumas chances, uma logo depois em lançamento para Damião, em que o goleiro foi mais rápido.

Da metade da etapa inicial até o terceiro gol do Brasil, a Dinamarca cresceu e criou boas chances. Simon Poulsen teve boa jogada de linha de fundo, Kahlenberg recebeu bom lançamento, Krohn-Dehli teve boa oportunidade após falha em corte de Danilo, mas ficou claro que a seleção escandinava precisa melhorar a pontaria para disputar a Eurocopa, ainda mais em um grupo tão difícil.

Então Hulk, que mostrava-se o mais disposto em campo, foi premiado após a valentia de Oscar. O apoiador desarmou e puxou o ataque rápido, tocou para o Incrível, que arrancou, limpou a jogada, esnobou a companhia de Leandro Damião, e chutou para fazer o terceiro e colocar de vez a pulga atrás da orelha de Mano Menezes, que deve ter indagado-se no momento: "Afinal, levou ou não esse rapaz para Londres?".

Na volta do intervalo, a Dinamarca mostrou mais ímpeto e que não era a presa fácil que mostrou-se no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, em jogada totalmente irregular, mas com impedimento ignorado pelo auxiliar, a bola chegou no zagueiro Agger, que furou e perdeu a chance.

Quem estava sumido e começou a aparecer na etapa final foi Marcelo. O jogo estava morno, parecia que os brasileiros estavam se poupando, por causa do cansaço. Os que jogam na Europa, vêm de uma temporada inteira, e alguns que atuam no Brasil jogaram na quarta-feira e encararam 15 horas de viagem. Os dois melhores lances dos primeiros minutos vieram dele.

Primeiro em um desarme com uma arrancada típica do jogador do Real Madrid, mas sem o desfecho esperado. E outra em boa jogada de linha de fundo, que Leandro Damião, que ficaria sumido no segundo tempo, não aproveitou.

A Dinamarca então se perguntou: "Ora, temos uma competição importante pela frente, eles estão se poupando, será que podemos ir para cima?". Então eles começaram a atacar com mais frequência e com mais qualidade, principalmente após a entrada do experiente Rommedahl.

O ponta direita do Brondby deu mais qualidade, mas ele sempre leva a bola até o limite do campo, e em duas oportunidades ele ultrapassou a linha de fundo. E foi do outro lado que saiu o gol.

Zimling, que tinha feito o gol contra, fez boa jogada dentro da área do lado esquerdo, tocou para Bendtner, que em posição irregular, mais uma vez ignorada pelo auxiliar, tirou de Jefferson e fez o gol.

Então Mano Menezes começou a mexer no time. No espaço de 17 minutos, entraram Alex Sandro, Rafael, Wellington Nem, Giuliano e Casemiro. Ninguém teve muito tempo para mostrar o que pode fazer, o Brasil acabou apenas por segurar os ataques da Dinamarca e levar o resultado. Apenas o atacante do Fluminense que teve boa chance pelo lado direito, mas não finalizou com perfeição. Ainda teve tempo para a entrada de Bruno Uvini, já nos acréscimos.

GALERIA

Romulo em ação pela Seleção Brasileira
Romulo em ação pela Seleção Brasileira
Romulo comemora um dos gols do Brasil
Romulo comemora um dos gols do Brasil


VÍDEO


FICHA TÉCNICA

BRASIL 3X1 DINAMARCA
Local: Imtech Arena, Hamburgo (ALE)
Data/Hora: 26/05/2012, 10h30 (de Brasília)
Juiz: Felix Brych
Gols: Hulk (7'/1ºT), Zimling (contra, 12'/1ºT), Hulk (39'/1ºT), Bendtner (25'/2ºT)
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos:
BRASIL: Jefferson, Danilo (Rafael, 26'/2ºT), Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro, 22'/2ºT); Sandro (Casemiro, 39'/2ºT), Romulo, Oscar e Lucas (Giuliano, 37'/2ºT); Hulk (Bruno Uvini, 45'/2ºT) e Leandro Damião (Wellington Nem, 29'/2ºT). Técnico: Mano Menezes

DINAMARCA: Sorensen (Anderson, 24'/1ºT), Wass, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Schone (Kahlenberg, 24'/1ºT), Christian Poulsen (Jacob Poulsen, intervalo), Zimling e Eriksen (Rommedahl, 16'/2ºT); Krohn-Dehli e Bendtner. Técnico: Morten Olsen

Fonte: Lancenet (texto), Goal.com (foto), GloboEsporte.com (vídeo), UOL (foto)