Presidente da Fifa pede o fim da disputa de pênaltis no futebol

Sexta-feira, 25/05/2012 - 13:21

Tradicional maneira de definir confrontos empatados no futebol, a disputa por pênaltis pode estar com os dias contatos. Durante encontro do Comitê Executivo da Fifa em Budapeste, na Hungria, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, revelou que pediu a Franz Beckenbauer que busque alternativas para os casos de igualdade no esporte. O dirigente alemão lidera uma força tarefa destinada a recomendar mudanças de regras no futebol.

- O futebol pode ser trágico quando você vai para disputa de pênaltis e não deve ser uma disputa de um contra outro. Na decisão por pênaltis, o futebol perde sua essência – disse Blatter, reforçando que a idéia de que o futebol é um esporte coletivo.

Blatter reconheceu que dificilmente a disputa por pênaltis será extinta em breve do futebol, mas acredita em mudanças no futuro.

- Talvez, Franz Beckenbauer possa nos mostrar uma solução. Talvez não hoje, mas no futuro.

O mandatário da Fifa lembrou da recente decisão da Liga dos Campeões da Europa, quando o Chelsea sagrou-se campeão nos pênaltis contra o Bayern de Munique, no último sábado. O dirigente também lembrou da vitória da Zâmbia na última Copa Africana das Nações, em fevereiro, e dos títulos mundiais do Brasil (1994) e Itália (2006). Todas essas competições foram decididas nos pênaltis.

Fonte: GloboEsporte.com