Veja detalhes da reforma da Sede Náutica da Lagoa

Quarta-feira, 23/05/2012 - 06:05

O Vasco da Gama, como todos sabem, é um clube de regatas. Não obstante em conquistar títulos, glórias e belas histórias dentro do campo, o clube nunca abriu mão das suas origens e segue investindo na formação e contratação de remadores, que fortalecem não só o vasto quadro de prêmios conquistados pela instituição, como também o remo como um esporte nacional, fazendo do Vasco o maior clube náutico do país, com incríveis 47 conquistas estaduais, 9 títulos brasileiros e inúmeras classificações e medalhas em jogos pan-americanos.

Com o esporte cada vez mais desenvolvido e a mudança das disputas para a Lagoa Rodrigo de Freitas no final dos anos 40, o Vasco, em um ato de grandeza, realizou, assim como na ampliação de São Januário, uma campanha para angariar sócios e construir uma suntuosa sede náutica para acolher o remo. O resultado da campanha foi a construção da Sede Náutica da Lagoa, inaugurada no dia 18/08/1950, apresentando-se com uma arquitetura moderna e designer inovador e distribuída em três pavimentos, que envolvem alojamento para atletas, administração, garagem e centro de conservação de barcos e salão nobre para eventos sociais, culturais e políticos do clube.

Tombada por decreto pela Secretaria Extraordinária de Patrimônio Cultural do município do Rio de Janeiro em 2002, a mais luxuosa sede do Vasco da Gama dará um importante passo para a modernidade. Em um projeto desenvolvido pelo publicitário Jefferson Mello, por meio da Lei de incentivo ao esporte, o Vasco promete transformar a histórica Sede Náutica em um centro de excelência na formação de atletas e em um centro de recreação e lazer para torcedores, fans de regatas e turistas com ênfase na Olimpíada de 2016 a ser disputada na cidade maravilhosa.

A obra contará com o aporte de quase 1 milhão de reais das empresas Nestlé, Gatorade e CEG e prevê a revitalização completa de instalações elétricas e hidráulicas, rede de esgoto, iluminação, pintura e corredores de acesso, reforma do almoxarifado, salão nobre, vestiários, rouparia, alojamento, garagem e centro de conservação de barcos, instalação de equipamentos tecnológicos, ampliação da lanchonete, restauração e modernização do Deck e construção de uma moderna academia de ginástica e de um pequeno museu. O clube também anunciou um patrocínio com a empresa Soft By Everest.

Confira a galeria de imagens do projeto:

Frente da Sede Náutica
Frente da Sede Náutica
Entrada principal do deck
Entrada principal do deck
Vista frontal do deck
Vista frontal do deck
Vista aérea do deck
Vista aérea do deck
Academia de ginástica
Academia de ginástica
Vista lateral do deck
Vista lateral do deck

Fonte: Ao Vasco Tudo