Vasco e Grêmio iniciam Brasileiro pensando em outras competições

Domingo, 20/05/2012 - 10:39

A noite será de estreia para Vasco e Grêmio. As duas equipes se enfrentam a partir das 18h30m (de Brasília), em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, o foco das duas equipes estará dividido em outros compromissos, que vivem fases decisivas. Na próxima quarta-feira, o time cruz-maltino faz a partida de volta contra o Corinthians, no Pacaembu, pelas quartas de final da Libertadores. Já o Tricolor gaúcho joga novamente contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Dessa forma, Cristóvão Borges e Vanderlei Luxemburgo optaram por poupar alguns de seus principais jogadores para o duelo desta noite.

Apesar disso, eles sabem que, em um campeonato equilibrado como o Brasileiro, um ponto perdido no primeiro jogo pode fazer falta no fim da competição. Por isso, apostam na motivação dos atletas que normalmente atuam menos para chegar à vitória. No ano passado, o mistão do Gigante da Colina conseguiu bons resultados, enquanto o time principal lutava na Copa do Brasil.

O Premiere 1 e o PFC Internacional transmitem a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: a equipe que entra em campo neste domingo não foi confirmada, mas pode ter a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Douglas, Renato Silva (Rodolfo) e Dieyson (Thiago Feltri); Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Allan (Chaparro) e Carlos Alberto; Wiliam Barbio e Alecsandro

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo vai poupar jogadores com desgaste físico. Marcelo Moreno (recém-recuperado de dores na coxa esquerda) e Léo Gago (gripado) devem ficar fora da partida. Vilson e Leandro são as alternativas. O Grêmio deve atuar com Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Pará; Fernando, Souza, Vilson e Marco Antonio; Leandro e André Lima.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Dedé sofre com um edema ósseo na perna esquerda, Carlos Tenorio se recupera de uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito, e Abelairas tem uma lesão lombar. O zagueiro Fabrício e o meia Felipe cumprem suspensões relativas ao Campeonato Brasileiro do ano passado.

Grêmio: Kleber, Julio Cesar, Werley e Bertoglio, em processo de recuperação de lesão.

O ÁRBITRO

Celio Amorim apita a partida, auxiliado por Nadine Schram Camara Bastos e Kleber Lucio Gil. Ao todo, Celio Amorim participou de seis jogos no Brasileiro de 2011, aplicou dois cartões vermelhos (média de 0,33) e marcou três pênaltis e 220 faltas (média de 36,6) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

FIQUE DE OLHO

Vasco: Carlos Alberto poderá ter neste domingo a primeira oportunidade como titular desde sua volta ao Vasco. Após atuações elogiadas entrando no segundo tempo das partidas, o meia finalmente poderá mostrar serviço atuando desde o início.

Grêmio: 'termômetro' do meio-campo do Grêmio, Fernando comanda a marcação e o começo das jogadas. O volante tem feito campanha regular mesmo após não ser sido chamado na última convocação da Seleção Brasileira. É o cobrador oficial de faltas. Tem cinco gols em 26 jogos.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "O Grêmio é uma equipe muito forte, e jogar contra um time do Luxemburgo sempre é complicado. Vamos buscar a vitória porque é importante começar o Brasileiro bem."

Victor, goleiro do Grêmio: "Chegamos mais confiantes e tranquilos depois da vitória, mas a motivação é sempre a mesma. Provamos que podemos fazer grandes partidas fora de casa e teremos pela frente uma equipe de expressão, que vai nos dificultar e exigir ao máximo. Será preciso inteligência para nos defender e nos impor também em São Januário."

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Computando todas as competições, uma partida entre Vasco e Grêmio não termina empatada em 0 a 0 há 13 anos (ou 19 jogos). O último empate sem gols aconteceu no dia 18 de agosto de 1999, em partida válida pelo Brasileiro e disputada no estádio Olímpico.

* Há 18 anos (ou 10 jogos) o Grêmio não vence o Vasco no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. A última vitória gremista no Rio aconteceu no dia 26 de outubro de 1994, por 2 a 0 no Maracanã, gols de Ciro.

* Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, o Vasco estreou na Série A do Campeonato Brasileiro com vitória apenas duas vezes: 1 a 0 sobre o América-RN em 2007 e 3 a 1 sobre o Ceará em 2011. Nas outras seis participações, o time obteve dois empates e quatro derrotas na primeira rodada do Brasileirão.

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 17 de setembro do ano passado, Vasco e Grêmio se enfrentaram pela última vez em jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. Em São Januário, o time cruz-maltino não tomou conhecimento dos gaúchos e, comandado por Diego Souza, aplicou uma goleada por 4 a 0. Além do meia, que fez um gol e ainda participou de outros dois, Eder Luis, Elton e Fagner também marcaram na partida. Na ocasião, a vitória levou o Vasco à liderança do Campeonato Brasileiro de 2011.



Fonte: GloboEsporte.com