Cruzada Vascaína divulga nota sobre o balanço de 2011 do Vasco

Sexta-feira, 18/05/2012 - 08:23

Nota Oficial: Cruzada esclarece um pouco mais os erros encontrados no balanço

No último balanço emitido pelo Club de Regatas Vasco da Gama, relativo ao Exercício de 2011, a Cruzada Vascaína, no seu trabalho de análise, identificou uma série de problemas, em especial o valor de 27 milhões referentes a empréstimos. Ato contínuo, informamos ao Conselho Fiscal o que havíamos identificado, para confirmação, além de outros questionamentos. Naquela oportunidade, a Cruzada Vascaína emitiu uma nota informando que aguardaria a correção dos valores para concluir sua análise.

Após esse informe, recebemos diversas mensagens de sócios do CRVG, seja pedindo mais informações, seja ponderando se isso não seria apenas um problema de “sinal”. Esclarecemos, então, que, na realidade, esse erro identificado e informado à coletividade vascaína, implica em uma mudança de conceito na elaboração do balanço, infelizmente, ele não pode ser encarado de forma isolada em virtude de não ter sido o único erro encontrado.

A Comissão de Finanças da Cruzada Vascaína identificou erros de soma; erros de sinal; valores de contas trocados; valores onde deveria ser apresentada apenas a diferença com o ano anterior, mas, foi apresentado o resultado; e, outros erros mais que provocaram uma quantidade absurda de dados incoerentes no fluxo de caixa. Todos esses erros nos levaram a questionar, também, a credibilidade dos demais dados apresentados. As informações presentes no fluxo de caixa devem ser uma consequência do ativo e do passivo. Entretanto, como esses valores hoje não batem, fica impossível garantir que os números lançados no ativo e no passivo estejam corretos.

O problema mais evidente: pelo fluxo de caixa, o balanço passava a informação de que, durante o Exercício de 2011, o clube havia quitado o valor relativo a 27 milhões em empréstimos, quando, na realidade, foi justamente o oposto, o CRVG contraiu esse valor (27 milhões) em dívidas, provocando uma diferença de 54 milhões a mais do que a realidade no caixa do Clube.

Abaixo, estão destacados os números que foram afetados por um ou mais erros:




Fonte: Cruzada Vascaína