Vascaínos que vão para o futebol italiano não têm obtido sucesso

Segunda-feira, 07/05/2012 - 10:49

A notícia do final de semana no Vasco foi a possível saída de Allan para o futebol italiano – possivelmente a Udinese -, dada como quase certa já pela própria diretoria. O jogador tem seu passe vinculado à um clube de empresários, o que deixa os cariocas de mãos atadas. A confirmação deve vir após a partida desta quarta-feira, contra o Lanús, na Argentina, nos restando apenas torcer por mais este jovem que deixa a Colina. Porém, no que depender do retrospecto de vascaínos na Itália, o meia não terá vida fácil. Geovani, Edmundo, Alberone, Philippe Coutinho e Filipe Gomes foram alguns dos jogadores que saíram de São Januário para alcançar o sucesso internacional, mas não conseguiram – pelo menos ainda.

No final da década de 80, o craque Geovani trocou o preto e branco cruz-maltino pelo azul e vermelho do Bologna. Foi apenas uma temporada no time italiano, sem grande destaque.

Quem se aproximou mais do sucesso foi Edmundo. Em 98, o Animal se transferiu para a Fiorentina e formou dupla de ataque com o argentino Batistuta. Os dois, ao lado do português Rui Costa, foram os responsáveis pela boa campanha da equipe na temporada em que terminaram na 3ª colocação. Porém, a lua de mel do atacante com diretoria, companheiros e torcida durou menos de um ano. Logo depois começou a mostrar insatisfação com o treinador e algumas rixas com o grupo. Isso afetou sem desempenho na temporada seguinte e culminando no seu retorno ao Vasco, em 99. Em 2000 voltaria aos gramados do país da bota, mas desta vez atuando pelo Napoli, também muito longe do seu auge.

De lá pra cá, a mira italiana se baseou em jovens talentos. Alberone – Inter de Milão – e Filipe Gomes – Roma -, deixaram o Cruz Maltino quando ainda atuavam nas divisões de base. Caso semelhante ao de Philippe Coutinho, que também saiu muito novo, mas já com a experiência de ter atuado, e sido titular, entre os profissionais.

Fonte: SãoJanuário.net