Confira análise das receitas e despesas do Vasco em 2011

Domingo, 06/05/2012 - 19:17

Inegavelmente, 2011 foi um bom ano para o Vasco da Gama, tanto no gramado como no fluxo de recursos para o caixa. Como destaca a análise da Pluri Consultoria, foi o clube que apresentou o maior crescimento de receita entre os grandes clubes brasileiros. Porém, como veremos logo mais, a maior parcela desse crescimento teve origem nos direitos de transmissão, repetindo um quadro que é comum à maioria dos clubes, o que será visto no desenrolar dessa série, em todos os posts.






Podemos ver claramente no gráfico acima, a enorme participação dos direitos de transmissão sobre o conjunto das receitas do clube. Se considerarmos a participação dessa conta apenas sobre a receita total do futebol, o índice passa para 58,5% e, tirando a receita com transferências, ou seja, considerando apenas as receitas estritamente operacionais do futebol, ele passa para 61,4%, um valor extremamente alto.


Nesse outro gráfico – e também no próximo, abaixo – temos o visual até impressionante que demonstra a intervenção da gestão Dinamite no clube, quando foi necessário acertar as contas, efetivamente, reconhecendo o enorme estoque da dívida que era mantido fora dos balanços.





Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo - GloboEsporte.com