Beach Soccer: Júnior Negão conta bastidores do Brasileiro Sub-23

Sexta-feira, 04/05/2012 - 07:51

Na última semana, de 26/04 a 1º/05, na Arena da Gávea, foi disputado o I Campeonato Brasileiro SUB-23 (5 jogadores Sub-23 e 5 jogadores Sub-20) de Beach Soccer com a participação de 12 equipes, Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Botafogo (RJ), Bahia (BA), Portuguesa (SP), Sport Recife (PE), Avaí (SC), Confiança (SE), Asa (AL), Palmas (TO), Aruc (DF) e Messejana (CE). A competição foi uma iniciativa da Confederação Brasileira de Beach Soccer – CBBS, com apoio das Federações Estaduais, das equipes, principalmente do Flamengo que sediou a competição.

Foram 26 jogos ao longo da competição, com 18 jogos na fase de classificação, 4 nas quartas de finais, 2 nas semifinais e mais a final e disputa do 3º lugar, ou seja, uma competição muito longa na qual o treinador da Seleção Brasileira, Guga, teve condições de observar novos valores do beach soccer brasileiro. Este campeonato foi uma excelente e inédita iniciativa da CBBS para incentivar o surgimento de novos valores dentro do esporte, ocasionando o seu necessário crescimento e desenvolvimento, que não seja a primeira e única, mas, sim, a primeira de muitas outras. O único ponto negativo da competição diz respeito à acomodação oferecida às delegações de fora do Rio de Janeiro, apesar de todo o esforço da CBBS e do Flamengo, que cedeu alguns apartamentos do chamado “Morro da Viúva”, porém os mesmos não tinham estrutura interna e os times dormiram em colchões espalhados pelo chão, muitas vezes sem ao menos ventiladores, ou seja, as condilções não foram as ideais e os times de fora do Rio de Janeiro reclamaram bastante.

Tive a oportunidade de acompanhar alguns jogos e fiquei impressionado com o alto nível da competição, a afirmação de jogadores como Mauricinho (atacante do Vasco), Rafael (goleiro do Sport), Anderson (atacante do Messejana) e William (goleiro do Flamengo) e o surgimento de novos nomes como o atacante Boquinha (Sport), Catarino e Luquinhas (Vasco), Greg e Mateus (Flamengo), Luquinha (Messejana/CE), entre outros destaques.

Flamengo e Vasco começaram a competição como favoritos e mostraram em campo as suas forças ao chegarem à final. Tiveram nas semifinais 2 adversários muito difíceis, Bahia e Sport, respectivamente, que foram muito bem ao longo do torneio. Na disputa do 3º lugar, o Sport que contou com uma parceria com o Geração (importante e tradicional instituição carioca de beach soccer, uma referência, comandada pelo meu amigo Almir) venceu a disputa do 3º lugar por 4×0, infelizmente choveu muito no dia das finais e o campo, que não tem uma boa drenagem (foi construído sobre o cimento sem escoamento de água), estava cheio de poças d’água, prevalecendo muito a vontade em campo.

Na final, após a disputa do 3º lugar, o campo já estava um pouco melhor, mas mesmo assim prejudicou demais o espetáculo! O Vasco dominou durante todo o jogo, sempre à frente no placar depois de sofrer o primeiro gol da partida, porém no final do terceiro tempo, o Flamengo, que não tinha mais o Fred, justamente expulso após agredir o goleiro do Vasco, antes, inexplicavelmente (talvez com excesso de vontade) já demonstrava estar um pouco fora do controle, inclusive dando um chute na cara do defensor Jordan que ficou com uma bola de inchaço no rosto, reagiu e chegou ao empate após estar perdendo por 2×4, contando com uma falha do goleiro do Vasco no final da partida no chute de longe do Greg, defensor rubro negro. O placar final no tempo normal ficou, então, 4×4. Na prorrogação, faltando 1 minuto, Mauricinho fez uma bela jogada individual e cruzou para o gol de Luquinhas, porém na saída de bola, em outra falha do goleiro, o Flamengo empatou novamente com Greg e a disputa foi para os penaltys, com vitória por 3×2 do Flamengo. Parabéns à todos da equipe do Flamengo Beach Soccer, Diretores, Comissão Técnica, jogadores, o trabalho realizado pelo Flamengo tem que ser exaltado e servir de modelo para outros clubes, os jogadores do SUB-23 se concentraram em um Hotel no Leme para a partida, algo inédito no esporte e que deve ser enaltecido.

Parabéns também a todos do Vasco da Gama e das demais equipes da competição pela disputa leal e pelo comprometimento de todos! Espero que todos os projetos tenham continuidade e sucesso a todos! Abaixo a tabela com os resultados:



Abaixo as chaves e a tabela do campeonato:

Grupo A – Flamengo (RJ), Asa (AL), Palmas (TO) e Confiança (SE)
Grupo B – Bahia (BA), Botafogo (RJ), Sport Recife (PE) e Avaí (SC)
Grupo C – Vasco (RJ), Aruc (DF), Portuguesa (SP) e Messejana (CE)

Fase de classificação
Quinta-feira (Dia 26)
8h – Sport Recife 2 x 1 Bahia
9h15min – Botafogo 5 x 2 Avaí
10h30min – Messejana 10 x 9 Vasco da Gama
13h – Aruc 4 x 5 Portuguesa
14h15min – Asa 7 (1p) x (0p) 7 Palmas
15h30min – Flamengo 6 x 1 Confiança

Sexta-feira (Dia 27)
Palmas 5 x 4 Confiança
Asa 1 x 5 Flamengo
Avaí 2 x 5 Bahia
Botafogo 2 x 5 Sport Recife
Portuguesa 3 x 4 Vasco da Gama
Aruc 3 (2) x (1) 3 Messejana

Sábado (Dia 28)
8h – Vasco da Gama 8 x 4 Aruc
9h45m – Portuguesa 3 x 4 Messejana
10h30m – Confiança 4 x 8 Asa
13h – Flamengo 3 x 2 Palmas
14h15m – Bahia 5 x 3 Botafogo
15h30m -Sport Recife 7 x 3 Avaí

Quartas-de-final
Domingo (Dia 29)
8h – Flamengo 5 x 2 Palmas (Jogo 19)
9h45m – Sport 7 x 2 Portuguesa (Jogo 20)
10h30m – Messejana (1) 4 x 4 (0) Bahia (jogo 21)
13h – Asa 3 x 6 Vasco (Jogo 22)

Semifinais
Segunda-feira (Dia 30)
9h30m – Flamengo 5 x 4 Bahia (Jogo 23)
10h30m – Sport 5 x 2 Vasco (Jogo 24)

Terça-feira (Dia 1º)
Disputa de 3º lugar
9h30m – Bahia 0 x 4 Sport
Final
11h – Flamengo 4(3)(1) x (1)(2)4 Vasco

Fonte: Blog Junior Negão - GloboEsporte.com