Nos números, aproveitamento é melhor com Juninho e Felipe separados

Quinta-feira, 26/04/2012 - 15:26

O técnico Cristóvão Borges já foi questionado diversas vezes sobre a possibilidade de Felipe e Juninho Pernambucano começarem uma partida juntos pelo Vasco. O objetivo, dizem os torcedores, é assistir à reedição da dupla que, na década de 90, liderou diversas conquistas do clube. Mas o comandante, mesmo admitindo que a armação é possível, tem sido favorável à opção de colocar um dos meias no banco. E não parece ter a intenção de rever o esquema.

O que respalda Cristóvão são os números recentes da equipe. As estatísticas sobre as participações de Juninho (37 anos) e Felipe (34) revelam que o Vasco tem obtido mais sucesso utilizando apenas um dos dois veteranos em campo. Com Juninho e sem Felipe, o Time da Colina teve, em 2012, um aproveitamento de 79%. Na situação contrária, os números aumentam para 83%. Com os dois ou nenhum deles em campo, o resultado é menor, apenas 66%.

- Essa pergunta é feita a mim desde o ano passado. Claro que eles podem jogar juntos, agora existem partidas em que a dinâmica do jogo é muito alta, ou então a gente precisa jogar de uma forma pressionando o adversário. A nossa equipe passa por situações onde a gente corre muito risco, nos arriscamos muito às vezes, jogamos com a marcação muito adiantada. Então, só depende dessas circunstâncias - explica Cristóvão Borges.

Juninho e Felipe têm praticamente a mesma responsabilidade na equipe e colecionam, juntos, títulos importantes pelo Vasco. Atuando lado a lado, a dupla foi bicampeã do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000) e campeã do Campeonato Carioca (1998) e da Taça Libertadores (1998), além da Copa Mercosul (2000) e Torneio Rio-São Paulo (2000). Dentro de campo, no entanto, as características diferentes dos dois têm sido apontadas como capazes de mudar a atual estratégia da equipe.

- O Felipe é um jogador que gosta de tocar a bola mais rápido, de tocar a bola para frente em busca do gol. O Juninho já é um jogador de lançamentos. Então, geralmente quando a bola cai no pé do Felipe eu já espero que ele venha fazer uma tabela, com o Juninho espero a bola mais na frente - disse o atacante Alecsandro.





Fonte: Sportv.com