Vasco pede tempo ao MP para acatar exigências; Itaguaí segue fechado

Quarta-feira, 25/04/2012 - 06:38

Nesta quarta-feira, o Vasco entrega relatório ao Ministério Público sobre a situação das categorias de base. Com instalações interditadas pela série de irregularidades encontradas por meio de investigação iniciada em agosto de 2010, o clube pretende questionar pontos do processo, além de pedir um prazo para acatar determinadas exigências. Com isso, o departamento jurídico entende que não descumpre qualquer aspecto da Justiça e adia a multa diária de R$ 30 mil, após cinco dias corridos do limite inicial.

Movida pela promotora Clisanger Ferreira Gonçalves, da Promotoria da Infância e da Juventude, a ação contra o Vasco foi acatada pela juíza Ivone Ferreira Caetano no último dia 18. Na ocasião, foram interditados o CT de Itaguaí, que servia para os treinamentos dos jovens, assim como alojamentos e refeitórios na sede de São Januário. O departamento de futebol amador segue sem utilizar as instalações enquanto o jurídico prepara a defesa e aguarda o novo posicionamento do Ministério Público.

“O Vasco fez o que o Ministério Público pediu. Os locais não estão sendo utilizados e não existe descumprimento neste aspecto. Por isso, não existe multa. Vamos mostrar a nossa realidade. Preparamos documentos para confirmar que algumas exigências já foram cumpridas e outras vão precisar de um determinado prazo para conclusão. Algumas dependências também podem não ser mais utilizadas, mas tudo depende da posição final do MP”, afirmou Aníbal Rouxinol, vice-presidente jurídico do Vasco.

Por ora, a assinatura de um novo TAC (termo de ajustamento de conduta) está descartada pelos dois lados. Conforme o UOL Esporte divulgou no dia 5 de abril, o Vasco omitiu a existência do CT de Itaguaí, e não solucionou os problemas dos alojamentos com R$ 4 milhões extras de receitas no ano passado. Em 9 de fevereiro de 2012, o processo tomou força após a morte de Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos, no centro de treinamento em questão. No ocorrido, o local não contava com médicos e equipamentos para socorrer o jovem.

PROMOTORA DESCARTA REABERTURA DO CT DE ITAGUAÍ

A reportagem procurou a promotora Clisanger Ferreira Gonçalves para comentar o posicionamento do Vasco. Responsável pela investigação, Clisanger vai analisar os argumentos, porém, já deixou claro que independentemente das circunstâncias não concederá liberação para a utilização do CT de Itaguaí.

“Estreitamos o acompanhamento por meio da nossa equipe técnica. Assim que recebermos o relatório, a juíza vai abrir vista e vamos analisar se o que o Vasco pede é razoável. Devemos ter esse posicionamento a partir da sexta-feira. Mas, se o Ministério Público se opuser, podemos pedir a manutenção de todas as interdições. O nosso interesse é o cumprimento das exigências. Entretanto, Itaguaí não entra nesse mérito. Lá, pode estar um luxo, que não será reaberto. Existe uma distância absurda dos recursos que um jovem precisa. Um isolamento incompatível para o desenvolvimento”, encerrou.

Fonte: UOL