Ex-técnico de Vasco e Urubu, Valdir Espinosa fala sobre a semifinal

Domingo, 22/04/2012 - 15:11

No terceiro e decisivo clássico entre Flamengo e Vasco no ano, o Jornal do Brasil entrevistou Valdir Espinosa. O técnico é vencedor de títulos como da Libertadores e Mundial Interclubes pelo Grêmio em 1983, além do Campeonato Carioca de 1989 pelo Botafogo. O ex-treinador conhece tudo de futebol carioca, visto que já treinou os quatro grandes clubes do Rio – Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense - por 11 vezes em sua carreira entre técnico e na função de auxiliar.

O que você espera do clássico de hoje entre os rivais Flamengo e Vasco?

O jogo de hoje vai ser de dois times com momentos diferentes. Um dos times está com bastante tranquilidade (Vasco), porque passou às oitavas da Libertadores. O Flamengo tem uma pressão muito maior, mas as duas camisas têm força. Será um clássico bem equilibrado.

Você já esteve por 11 vezes nos clubes grandes do Rio. Como é o sentimento do treinador nessa hora de decisão.

Por ser um jogo de muita rivalidade é normal sentir um “frio na barriga”. O que importar é olhar para os jogadores e sentir a confiança. Saber que o trabalho foi bem feito. Às vezes, o resultado não vem, mas o importa é saber que a gente fez o nosso melhor.

Durante a semana o Vasco treinou com o quinteto ofensivo – Felipe, Juninho, Diego Souza, Eder Luís e Alecsandro – pela primeira vez no ano. Se o Cristóvão adotar essa postura tática será inédita. Você acredita num Vasco tão ofensivo?

Seria legal. Eu gostaria de ver, mas não acredito. Uma equipe vai tentar bloquear a outra, se vai dar certo é outra história. Se o Vasco entrar dessa maneira, seria uma ótima forma de surpreender o Flamengo.

Flamengo perdeu o Williams até o final do campeonato. No treinamento da semana Joel escalou o sitema defensivo como Rômulo, Luis Antônio e Kléberson. Isso sugere um Flamengo no contra-ataque?

O Flamengo não tem muito o que mudar. O time é limitado. A escalação do time não será diferente disso.

Uma das armas do Flamengo para o clássico é o lateral direito Leo Moura. Ele deve variar a postura ofensiva em campo entre cair pelo fundo e às vezes pela diagonal com o objetivo de confundir a marcação cruzmaltina. Como o Vasco pode segura esse jogador.

Vasco vai colocar um atacante para segurar o Leo Moura. O Cristóvão não vai deixar no mano a mano. O lateral (Thiago Feltri) vai ser o segundo homem de marcação.

O Fagner avança bastante, mas o Júnior César marca bem. E o confontro entre Júnior César e Fagner?

O Flamengo não tem nenhum jogador para colocar e segurar o Fágner. O Deivid até pode fazer essa função, mas vai perder na ofensividade. A aposta do Flamengo deve ser segurar o Fágner com o Júnior César com marcação individual.

O que esperar dos confrontos da libertadores dos cariocas (Vasco X Lanús e Fluminense X Internacional)?

Jogo de Libertadores é complicado. Não tem como dizer. Os jogos serão muito equilibrados. Um lance pode determinar um resultado, os times têm que se impor.

Ronaldinho é mais dúvida ou solução?

O Ronaldinho sempre será solução. As pessoas estão cobrando muito dele, mas no Barcelona, por exemplo, ele sabia aonde o Eto’o iria se movimentar, sabia por onde o Giuly iria cair ou o Messi. A movimentação era totalmente diferente. Além disso, tem a questão do gramado que prejudica o jogo de qualidade dele. É óbvio que a idade passou e não é a mesma coisa, mas se o Flamengo se movimentar, ele vai colocar o Deivid ou o Love na cara do gol.

O que você achou dos reforços sem grife de Flamengo e Vasco? Flamengo contratou Wellington, ex-lateral direito do Resende, e o Vasco contratou o Pipico, ex-atacante do Macaé.

Com a camisa do Vasco e Flamengo é ourtra coisa. Eles não vão ser titular, só compor o grupo. Agora, fica a pergunta. Será que para contratar jogadores desse nível não seria melhor puxar algum jogador da base? Senão tiver, há alguma coisa errada. Reforço tem que ser para ser títular, como, por exemplo, o Vágner Love.

Qual time carioca está mais bem organizado taticamente em campo?

Todos eles deixam a desejar. As pessoas reclamam que tem pouco tempo de trabalho, mas já estamos praticamente no meio do ano. Já se passaram 4 meses, ainda não conseguiram formar um time. Como você vai surpreender o adversário se não tem um time formado? Vai acabar surpreendendo sua própria equipe, já que não tem entrosamento.

Fonte: Jornal do Brasil