Conheça os critérios de desempate e o sistema de mata-mata da Libertadores

Quarta-feira, 11/04/2012 - 17:01

Caso dois times terminem empatados em número de pontos na fase de grupos, há critérios para determinar quem passa de fase e quem fica para trás. Os mesmos critérios são usado para determinar a ordem de classificação e, portanto, quem joga com quem nas oitavas.

Estes são os critérios, pela ordem de importância: saldo de gols, gols marcados, gols marcados como visitante e, finalmente, sorteio. Aplicados os critérios, avançam 16 equipes (o primeiro e o segundo colocados de cada grupo). Os melhores primeiro colocados enfrentam os piores segundo colocados na classificação geral, nesta ordem, obedecendo os critérios listados acima:

Equipe 1 x Equipe 16

Equipe 2 x Equipe 15

Equipe 3 x Equipe 14

Equipe 4 x Equipe 13

Equipe 5 x Equipe 12

Equipe 6 x Equipe 11

Equipe 7 x Equipe 10

Equipe 8 x Equipe 9

Na fase de mata-mata valem os mesmos critérios. Avança de fase quem marcar mais pontos (duas vitórias, uma vitória e um empate, por exemplo). Caso o duelo termine empatado nas oitavas, quartas, semi e final (dois empates ou uma vitória para cada um, por exemplo), vai adiante quem tiver o melhor saldo de gols, quem tiver marcado mais gols ou quem tiver marcado mais gols como visitante.

Se ainda assim persistir a igualdade, a vaga (ou o título) será decidida nos pênaltis. Outro ponto relevante é quem joga a última – e decisiva – partida em casa. É o time com a melhor campanha na competição (incluindo os pontos conquistados no mata-mata).

Caso cheguem à semifinal dois clubes do mesmo país, eles deverão se enfrentar, independente da campanha de cada um. Além disso, o último jogo da final deverá acontecer na América do Sul. Portanto, uma equipe do México nunca poderá fazer o último jogo da final em casa.

Fonte: Fox Sports