Vitória do Vasco é destaque nos sites da Fifa e da Conmebol

Quarta-feira, 04/04/2012 - 12:08


O Vasco ficou mais perto da classificação às oitavas de final da Copa Libertadores ao derrotar o Alianza Lima por 2 a 1, com dois gols de Fellipe Bastos, nesta terça-feira, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima. O resultado levou a equipe cruzmaltima ao topo do Grupo 5 da competição, com dez pontos, podendo carimbar o passaporte para a próxima fase por antecipação ainda nesta semana.

Caso o Libertad, do Paraguai, vença o Nacional, do Uruguai, nesta quinta-feira, o time brasileiro estará com a vaga nas oitavas garantida. O Alianza segue na lanterna da chave com apenas três pontos e está eliminado da competição.

A vitória que quebrou um jejum do Vasco de 11 anos sem resultados positivos no exterior começou a se desenhar aos 17 minutos do primeiro tempo. Fellipe Bastos recebeu pela esquerda e arriscou o chute, a bola desviou em Carmona e encobriu o goleiro Libman. Perdido em campo, o time da casa batia cabeça e seus jogadores discutiam abertamente, enquanto o Vasco apenas administrava a vantagem - com Felipe e Diego Souza em noite de pouca inspiração, poucas eram as jogadas de perigo criadas pelos cariocas.

Aos 28 minutos, após cruzamento na área, os peruanos assustaram com Ibáñez, que cabeceou rente à trave direita de Fernando Prass. Logo depois, Dedé se atrapalhou na área e perdeu para Fernández, que se chocou com o zagueiro cruzmaltino na hora da conclusão e pediu pênalti. A pressão dos anfitriões se intensificou até o fim da primeira etapa, com Hurtado ameaçando com um chute por cima da travessão e Fernández cabeceando para fora. Pelo lado vascaíno, Dedé levou perigo com uma boa cabeçada após em lance de bola parada.

Logo aos dois minutos da segunda etapa, o Vasco criou sua primeira chance quando Feltri cruzou para a cabeçada de Diego Souza, mas o goleiro Libman defendeu bem. Aos 18 minutos, quase ampliou em cabeçada de Diego Souza, que obrigou o arqueiro peruano a fazer outra boa defesa. O investimento no ataque foi recompensado aos 25 minutos: mais uma vez Fellipe Bastos apareceu bem para chutar cruzado, no ângulo direito de Libman, e fazer 2 a 0.

Quando tudo indicava que o Vasco teria tranquilidade para manter o resultado, o Alianza descontou aos 31 com Curiel, após trapalhada de Renato Silva. Os peruanos por pouco não empataram aos 37, mas Allan salvou em cima da linha. O Alianza seguiu pressionando em busca do gol de empate de forma desesperada e poderia ter igualado aos 45 minutos em chute cruzado de Viza, mas o Vasco recuou e conseguiu segurar o resultado. Nilton ainda foi expulso ao agredir um rival em lance que provocou um início de confusão entre jogadores das duas equipes.

Fonte: Fifa.com


Felipe Bastos, el mejor jugador del encuentro, conquistó las dos anotaciones del equipo brasileño mientras Miguel Curiel logró el descuento para los locales.

El encuentro disputado en el estadio "Alejandro Villanueva" impuso justicia a un Vasco que mostró mayor oficio ante un rival entusiasta pero claramente afectado por la profunda crisis institucional que amenaza con llevarlo a la segunda división por falta de pagos.

A pesar de esto, los aliancistas buscaron por momentos un mejor resultado e incluso tuvieron dos claras ocasiones para anotar, con sendos remates del paraguayo González, a los 7 minutos, y de Carlos 'Zlatan' Fernández, a los 41.

Vasco fue un equipo con oficio, mejores cartas ofensivas y dominio pleno del desgaste físico, al parecer dosificando energías para el partido de Liga que jugará contra Flamengo el próximo sábado.

El choque mantuvo la misma tónica durante la segunda mitad, con un Alianza que intentó crear algunas opciones en los pies de Hurtado y un rival que poco a poco le quitó el balón y las oportunidades.

A los 70 minutos, los brasileños ratificaron su superioridad con un golazo de Felipe Bastos, quien logró el segundo de su cuenta personal con un remate elevado desde fuera del área, que se clavó en un ángulo de la portería de Libman.

Sin embargo, una serie de errores en la defensa del Vasco le permitieron al Alianza Lima descontar a los 76 minutos, cuando Curiel envió un remate bajo y potente tras encontrar un balón suelto en el área brasileña.

El gol despertó a los aliancistas y les permitió mostrar sus mejores minutos de juego e ir con mucho coraje, pero sin éxito, en busca de una paridad que les permitiera salvar el honor.

Fonte: Site da Conmebol