Baiano foi formado em escolinha que já teve outro caso de falsificação

Domingo, 01/04/2012 - 09:44

É do município de Camacan, interior da Bahia, a mais de 500 km de Salvador, que veio Heitor, o Baiano, que na verdade se chama Fabricio e vai fazer 20 anos em junho. Mas a história revelada ontem pelo Jogo Extra é apenas uma de outras suspeitas que recaem sobre a mesma cidade e também da escolinha de futebol.

Carlos Araújo Mendes, ou Carlinhos Camacan, como é conhecido, é professor e técnico da "Novos Talentos". No seu perfil no Orkut, ele apresenta orgulhosamente as revelações que levou para outros clubes. Entre eles está Jorbison, nome falso que o lateral-esquerdo Maxwell usou quando chegou ao Flamengo em 2006. Ao voltar de empréstimo do Duque de Caxias, em janeiro deste ano, ele revelou a fraude em sua carreira. A notícia foi veiculada pelo site Globoesporte.com.

— No caso do Jorbison ele nos procurou quando voltou ao clube e se revelou gato. Disse que queria entrar para a igreja — lembra Rafael De Piro, vice jurídico do Flamengo.

Para o diretor das categorias de base do Vasco, Humberto Rocha, "qualquer jogador que vem da Bahia é motivo de desconfiança".

— Mas antes de procurar o culpado, porque já sabemos que muitos vêm do mesmo lugar, queremos cuidar do garoto (Baiano) aqui — lembra Humberto.

Atestado escolar também falsificado

Para ingressar como atleta do Vasco, Fabricio virou Heitor em diversos documentos apresentados ao departamento de futebol do clube. Na declaração de escolaridade, retirada em 25 de março de 2009, aparece Baiano como "evadido" do Colégio Estadual Dr. Flaviano de Jesus Filho. No documento, consta a inscrição do Governo da Bahia. Aluno da sexta série até sair do colégio na Bahia, o jogador não tem pai declarado em nenhum dos documentos.

— Para tirar qualquer documento público, é preciso assinatura de responsáveis (mãe e pai, ou um deles). Ele tinha passaporte como Heitor. Para isso, apresentou identidade com esse nome. Para a identidade, tinha certidão de nascimento falsa. E daí vai puxando um balaio de coisas — lembra o advogado Luciano Hostins, que trabalhou para o São Paulo no caso do gato Sandro Hiroshi, em 1999.

Num dos documentos obtidos pelo Jogo Extra, Nailza Bispo dos Santos, nascida em 21 de agosto (coincidentemente, a data de aniversário do Vasco), mãe de Baiano, procura um cartório e "revalida", no dia 28 de março de 2007, a data de nascimento em março de 1996. O documento é assinado pela oficial Eliudes Augusta Santos Cardeal, da Comarca de Camacan, na Bahia.



Fonte: Extra online