Confira entrevista com o 2º vice-presidente geral do Vasco Nelson Rocha

Sexta-feira, 16/03/2012 - 21:44

Vascaíno Entrevista – Nelson Rocha

Iniciamos uma nova seção na nossa parte do Vasco aqui no Bola pra Quem Sabe. É a seção Vascaíno Entrevista. O projeto é aproximar pessoas importantes do clube a torcida vascaína permitindo que os próprios vascaínos façam as perguntas e tirem as dúvidas que quiserem. As perguntas serão feitas através do twitter e as principais serão selecionadas e feitas aos entrevistados.

A primeira entrevista, como inauguração do espaço, teve apenas perguntas feitas por mim. A entrevista serve como modelo para as outras que virão, que a partir daí contarão com a contribuição dos amigos desse espaço

O primeiro entrevistado – Nelson Rocha

A primeira entrevista é com uma figura que muitos admiram e outros não gostam, mas todos reconhecem como de fundamental importância na gestão Dinamite: o vice-presidente geral e também vice-presidente de finanças, Nelson Rocha.

Nelson tem a seu favor o fato de ter triplicado as receitas do clube, o que permitiu a realização de investimentos tanto no patrimônio do Vasco, como em seu time de futebol, que hoje é um dos melhores dos últimos anos. Já os críticos, reclamam de alguns problemas como a ocorrência de salários atrasados e o patrocínio da Eletrobrás, que só gera recursos através de processo judicial.

Nelson fala sobre todos esses assuntos na entrevista abaixo:

Nelson, obrigado pela entrevista. Gostaria de iniciar com um breve relato seu do estado em que estavam nossas finanças quando se iniciou o seu trabalho a frente desse setor e quanto elas evoluíram nesse período.

Vou resumir em duas palavras: caótica e desorganizada

O Vasco teve um forte crescimento financeiro nos últimos anos, com sua receita quase triplicando de tamanho e sua marca tendo uma exposição muito maior na mídia. Apesar disso, o clube sofre com dificuldades para captar patrocínios. Por que isso ocorre? Houve falhas do Vasco na condução desse processo?

O mercado de patrocínios de camisas de futebol teve uma depressão no último ano. Vários clubes tem enfrentado dificuldades para obter patrocínios. Associe-se a isso que a marca vasco tem um valor e o valor do patrocínio tem que ser condizente.

Falando mais sobre a obtenção de novos patrocínios. O espaço segue vago nos números, calção e barra da camisa, ombro e omoplata. Há negociação em curso para preenchimento de alguns desses espaços?

Estamos negociando todos esses espaços, mas até que não estejam fechados os contratos não podemos falar sobre os potenciais patrocinadores

Além da obtenção de patrocínios, o Vasco projeta alguma outra ação para alavancar suas receitas no ano de 2012?

As receitas do clube vem crescendo sistematicamente, o que proporcionaram, como você mesmo disse a triplicação em três anos de nossa administração. Expectativas para 2012: aumento licenciamentos da marca, ampliação do número de franquias, resultado da loja própria em São Januário, entre outras.

Muitas críticas chegam sobre o contrato da Eletrobrás. O clube, por ausência das certidões negativas de débito fiscal, precisa recorrer ao Sindclubes para que esse entidade entre com um pedido de liminar e obter o dinheiro, que vem destinado a pagamentos de salários. Porém, essa estratégia vem se mostrando de sucesso mais difícil a cada vez que é tentada. O Vasco pensa em algum outro meio de receber o valor da Eletrobrás, sem ser via Sindclubes? Caso em um momento futuro a liminar para obtenção das receitas não seja concedida, como ficaria nossa situação?

Não vou responder. Qualquer resposta não ajuda só atrapalha o clube.

Falando um pouco sobre o projeto Vasco Global. O Vasco de Sinnes no momento ocupa a segunda colocação da classificação, porém ainda enfrenta o líder dentro de casa, o que mostra uma boa perspectiva de alcançar a liderança e conseguir a subida para a 3ª divisão de Portugal. Porém, essa subida demandará uma nova injeção de recursos financeiros, para fazer frente às novas exigências da competição, o que provavelmente geraria críticas de setores políticos do clube. Já há algum planejamento nesse sentido? Como seria a realidade do Vasco de Sinnes em 2012/2013, caso consiga realmente o acesso?

Só para esclarecer a terceira divisão foi extinta, então subiremos para a segunda divisão e depois a orangina, antes de chegar a primeira liga. O projeto prevê auto-sustentabilidade. Portanto vamos gerar receita, através de patrocínios e venda de direitos econômicos de alguns jogadores. No início de qualquer projeto é sempre assim, é necessário fazer algum investimento para se obter o resultado. Eu costumo dizer que os visionários são sempre incompreendidos no começo, mas recompensados com o sucesso no futuro.

Falando um pouco sobre salários atrasados. É uma realidade que ocorre de tempos em tempos no Vasco, afinal é sabido por todos que o clube ainda enfrenta grandes dificuldades financeiras. A pergunta é: depois de 3 anos de trabalho, porque ainda temos dificuldades de ter um fluxo de caixa confiável e pagar salários em dia? Existe alguma previsão de conseguirmos isso no curto prazo?

Os salários não estão atrasados. Em alguns momentos temos descasamento de fluxo, ainda mais quando algumas receitas acabam não ingressando no clube, como no caso recente dos patrocínios da manga e do omoplata. Hoje o clube é superavitário, ou seja, conseguimos ter receita para fazer face às despesas. Entretanto e como disse desde que assumi a vice-presidência de finanças, a recuperação do estado caótico que encontramos no clube levaria pelo menos cinco anos. Estamos pagando o passivo herdado e continuaremos por muito tempo.

Na crise que houve no início do ano, um dos motivos alegados pelos jogadores para não se concentrar, foi que o senhor teria dito a eles que o décimo terceiro estaria na conta quando na verdade não estava. De fato isso foi dito a eles? Se foi realmente dito, por quê?

Na verdade não existe relação de uma coisa com a outra. A declaração que dei a um jornalista é que estávamos liberando o recurso na justiça para pagamento e que deveria ocorrer naquele dia, mas houve um contratempo no processo na justiça e acabou não ocorrendo, o que gerou um mal estar. Me propus a conversar com os jogadores, mas o Daniel achou melhor aguardar. Acho que erramos, deveria ter conversado para esclarecer. Na época não quis dar nenhuma declaração, pois tenho responsabilidade com o clube e qualquer declaração de qualquer parte (diretoria ou jogador) sobre o assunto não ajuda, só atrapalha na tramitação do processo. Assunto resolvido. Isso que é importante.

Falando um pouco sobre contratos de TV para os próximos campeonatos brasileiros. Por mais que o senhor já tenha dito que os contratos são iguais em TV aberta, se diferenciando apenas na vendagem de PPV, é comum vermos números na mídia que apresentam enormes diferenças financeiras entre os valores do Vasco e outros clubes como Corinthians e Flamengo. Afinal de contas, em quais números a torcida vascaína pode confiar?

Cada um fala o que quer. A verdade é a que já disse diversas vezes. Nesse universo do futebol, muitas vezes, alguns gostam de ser mais do que são...

Nelson, falando um pouco sobre o projeto de reforma do estádio de São Januário. Todos sabemos que a reforma do nosso estádio e grande realização do sonho de transformá-lo em uma arena, passa de forma fundamental pela realização das Olimpíadas, onde seríamos sedes do Rugby. A realização das Olimpíadas proporcionaria a revitalização do entorno do nosso estádio e viabilizaria uma grande obra no local. Porém há muitos comentários de que existe a intenção da prefeitura de retirar de São Januário a sede do Rugby Olímpico. O que tem de verdade em todos esses boatos? O torcedor vascaíno pode ficar otimista com a reforma do nosso estádio?

São Januário foi escolhido como sede do rugby para 2016. Muitas vezes ocorrem boatos, como você mesmo disse, mas continuamos como a sede para 2016. A prefeitura leva em consideração a reestruturação do entorno que envolve muitos recursos, mas temos a convicção que a prefeitura em parceria com o governo federal conseguirá os recursos para o entorno. Afinal o prefeito também é vascaíno.

Da nossa parte já iniciamos os estudos de viabilidade do projeto (Project finance).

Nelson, muito obrigado novamente pela atenção de sempre com o torcedor vascaíno. Deixo o espaço aberto para considerações finais de sua parte.

OBRIGADO E FORTE ABRAÇO A TODA NAÇÃO VASCAÍNA

Helder Floret (Twitter: @hfloret)

Fonte: Bola pra Quem Sabe