Mano diz que lista grande dá tempo para montar time para Olimpíadas

Quinta-feira, 15/03/2012 - 13:16

A lista de 52 pré-convocados para a Seleção Brasileira Olímpica, divulgada nesta quarta-feira, iniciou os preparativos para as Olimpíadas e deu uma ideia do grupo que Mano Menezes pretende contar em Londres. Entre os atletas relacionados, há 36 nomes com idade olímpica, e 16 que podem entrar na relação dos três jogadores acima de 23 anos.

Quem não figura na lista está fora dos Jogos de Londres. Exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). O técnico Mano Menezes, porém, acredita que a pré-convocação com 52 jogadores foi suficiente e segura para a Seleção, mesmo que a competição inicie somente no final de julho.

- Esgotamos todas as possibilidades que entendemos necessárias para uma lista mais longa. Ela precisava contemplar aproximadamente três jogadores por posição para nos dar uma segurança para um período tão longo. Temos a informação de que Inglaterra (Grã-Bretanha), por exemplo, estendeu essa lista a 150, 160 nomes. Mas entendemos que não há essa necessidade – disse ao site oficial da CBF.

A convocação final (18 nomes) para as Olimpíadas só será conhecida no dia 6 de julho. Antes, porém, no dia 8 de junho, Mano Menezes diminuirá a relação para 35 jogadores. O treinador deu a entender que a “segunda chamada” ainda contará com muitos nomes acima de 23 anos. A definição sobre os três mais velhos que irão a Londres ficará para julho.

- A partir do segundo momento, vamos reduzir, mas ainda com uma margem de segurança grande. Ainda teremos mais jogadores acima de 23 anos do que os três que estarão na lista final. Precisamos dessa segurança, pois pode acontecer alguma coisa, como uma lesão, e precisamos estar preparados para isso.

Entre os 52 atletas pré-convocados, 16 podem entrar na relação dos três jogadores acima de 23 anos. São eles, além de Ronaldinho: os goleiros Diego Alves (Valencia), Jefferson (Botafogo) e Julio César (Inter de Milão); os laterais Adriano (Barcelona), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid); os zagueiros David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan); os volantes Elias (Sporting) e Fernandinho (Shakhtar); o meia Hernanes (Lazio); e os atacantes Hulk (Porto) e Jonas (Valencia).

Após a lista final, a Seleção Brasileira inicia sua preparação no dia 9 de julho, no Rio de Janeiro. A sede do Flamengo, na Gávea, e o campo do Exército, na Urca, são opções. O grupo permanece na cidade até o dia 17, quando embarca para Londres. A estreia nas Olimpíadas acontece no dia 26. No total serão 18 dias de treinos antes da competição. Tempo suficiente, segundo Mano Menezes.

- Acreditamos que seja tempo suficiente para adquirir na parte final o que a seleção precisa como equipe – concluiu.

Fonte: GloboEsporte.com