MP decide abrir processo contra o Vasco pela morte do jovem Wendel

Terça-feira, 13/03/2012 - 12:20

A morte, ainda sem explicação, de um menino que sonhava em ser jogador de futebol é uma tragédia que assustou pais, atletas e fãs do futebol. Há um mês, Wendel, de 14 anos, passou mal durante um teste na categoria de base do Vasco e não resistiu. Depois dessa perda, o Ministério Público anunciou que vai dar entrada em um processo contra o clube.

As investigações mostraram irregularidade e infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A promotora da Infância e da Juventude, Clisanger Gonçalves, visitou as instalações do Gigante da Colina, em São Januário, e o centro de treinamento de Itaguaí, onde o clube realizava peneiras. A organização tinha adequado as instalações da cidade do Rio de Janeiro às exigências do Ministério Público, mas não informou o órgão sobre o CT de Itaguaí.

- O Vasco já estava ciente e vinha, de certa forma, acordando essas questões. A minuta (primeira versão de um documento ainda não definitivo) já estava pronta quando veio essa trágica notícia. Eles estavam treinando em Itaguaí e infelizmente, na inspeção, ficou constatado que nós não conseguimos avançar o mínimo do que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente - disse Clisanger ao "SporTV News".

A diretoria do time diz que não informou a promotora sobre o uso do CT de Itaguaí porque, na ocasião, o clube não tinha contrato de utilização da sede, não usava o centro de forma sistemática. O MP não divulgou fotos e laudos do local para não atrapalhar a investigação.

- O Ministério Público já vinha, há muito tempo, acompanhando essas questões. Mas, infelizmente a situação não melhorou - afirmou a promotora da infância e da juventude.

Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Daniele Cramer, explica que qualquer relação trabalhista com menores de 16 anos deve ter um contrato de aprendizado. Hoje em dia, a maioria dos clubes não registra seus jogadores sub-16 e alguns nem remuneram esses jovens.

- A constituição fala que não pode haver relação de trabalho nenhuma abaixo de 16 anos, salvo na condição de aprendiz. Então, a partir dessa construção nós entendemos que dos 14 aos 16 ele tem que ter o vínculo formalizado como aprendiz.

Fonte: Sportv.com