Vasco pega Bonsucesso pela busca do recomeço no Estadual

Quarta-feira, 29/02/2012 - 12:13

A derrota por 3 a 1 para o Fluminense na final da Taça Guanabara ainda dói na cabeça do Vasco. Mas da decepção, o grupo espera tirar a força para reagir e começar o segundo turno do Campeonato Carioca exatamente como começou o primeiro: com vitória. Com sua força máxima, o time cruz-maltino recebe o Bonsucesso nesta quarta-feira, às 19h30m, em São Januário, em partida válida pela primeira rodada da Taça Rio.

Para o Vasco, não há nada melhor do que a partida contra o Bonsucesso. Não por se tratar de um adversário mais fraco tecnicamente, mas principalmente por ser a oportunidade de o time deixar para trás uma decepção e marcar o início de uma nova caminhada para tentar reencontrar o rival na final do Estadual.

- Foi bom ter esse jogo logo agora. Queremos retormar a boa campanha da Taça Guanabara e chegar à final da Taça Rio para, quem sabe, fazermos uma revanche contra o Fluminense na decisão do Carioca - afirmou o meia Diego Souza.

O Bonsucesso tenta melhorar seu desempenho em relação ao da Taça Guanabara, quando somou apenas seis pontos (uma vitória conquistada) em sete partidas disputadas. Até o momento, foram duas derrotas por goleada para os grandes - 4 a 0 para o Flamengo e 4 a 1 para o Botafogo. Por isso, a expectativa é de iniciar o segundo turno surpreendendo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. O Premiere Futebol Clube (PFC) transmite ao vivo para todo o país. Eduardo Cordeiro Guimarães apita o jogo, auxiliado por Diogo Carvalho Silva e Wendel de Paiva Gouvêa.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: a promessa é de força máxima, mas algumas das expectativas estarão no banco. O atacante equatoriano Tenorio e o meia argentino Abelairas foram relacionados e podem fazer a primeira partida pelo Campeonato Carioca. A tendência é que o técnico Cristóvão Borges escolha uma formação bem parecida com a que venceu o Flamengo e perdeu para o Fluminense na fase final da Taça Guanabara: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Juninho Pernambucano, Felipe (Fellipe Bastos) e Diego Souza; Wiliam Barbio e Alecsandro.

Bonsucesso: a escalação depende da liberação de alguns jogadores entregues ao departamento médico. Patrick e Admilton podem entrar na zaga, já que os titulares estão machucados e podem não ter condições de atuar. O técnico Marcão deve mandar a campo a seguinte formação: Saulo, Felipe, Patrick, Admilton e Dieguinho; Bruno Ferrreira, Márcio Guerreiro, Diogo e Marco Goiano; Juninho e Jefferson.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: convocado para a Seleção Brasileira, Dedé será desfalque. Eder Luis e Allan, que se recuperaram de lesões, ainda apuram a forma. Romulo, que tem um edema ósseo no pé direito, continua sem previsão de volta.

Bonsucesso: os zagueiros Gomes e Edmario, além do lateral-direito Ranieri, estão machucados e não devem ter condições de enfrentar o Vasco.

FIQUE DE OLHO

Vasco: com Rodolfo criticado pelas últimas atuações, Renato Silva terá nesta quarta-feira uma oportunidade de mostrar serviço a Cristóvão Borges e brigar pelo retorno ao posto de titular. Ele joga no lugar de Dedé, que foi convocado para a Seleção Brasileira.

Bonsucesso: o meio-campo Márcio Guerreiro é considerado um jogador de importância no esquema tático da equipe.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Perdemos a decisão, mas o trabalho vem dando resultado. Quando a gente ganha, tem pouco tempo para comemorar. Quando perde, tem pouco tempo para lamentar. Agora vamos direcionar nossas forças para os próximos jogos”.

Marcão, técnico do Bonsucesso: “Vamos pegar uma equipe grande como o Vasco jogando em São Januário e precisamos ser inteligentes para vencer essa partida. Confio no meu grupo, não paramos no carnaval e treinamos bem. É com muito trabalho que conseguiremos nossos objetivos”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* No geral, Vasco e Bonsucesso se enfrentaram 135 vezes na história, com ampla vantagem vascaína. Foram 96 vitórias do Vasco, com 24 empates e apenas 15 triunfos do Bonsucesso.

* Em São Januário, as equipes se enfrentaram 64 vezes, com 49 vitórias dos vascaínos, 12 empates e apenas três triunfos do Bonsucesso.

* O último turno conquistado pelo Vasco foi justamente a Taça Rio de 2004. Na ocasião, o time cruz-maltino venceu o Fluminense na final por 2 a 1. Valdir e Beto marcaram os gols do triunfo. Romário descontou para o Tricolor.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Bonsucesso voltam a se enfrentar pelo Campeonato Carioca depois de 19 anos. A última partida entre os times aconteceu em São Januário, no dia 16 de maio de 1993. Neste ano, o time da Leopoldina foi rebaixado e estava desde então afastado da elite do futebol carioca. No último jogo, o time da Colina levou a melhor e derrotou o rival por 3 a 0.



Fonte: GloboEsporte.com