Mandarino já negocia renovação de Eder Luis; Felipe renovou até 2013

Terça-feira, 28/02/2012 - 16:31

Para subir da Segunda Divisão à conquista da Copa do Brasil e retornar à disputa dos maiores títulos do país, o Vasco apostou na formação de um grupo que pudesse trabalhar a longo prazo. Assim, desde 2009 a diretoria procurou formular contratos de longa duração. No entanto, até o fim de 2012, 11 jogadores terão seus vínculos encerrados, sendo que na metade do ano, três atletas, além de Juninho Pernambucano, não terão mais ligação com o clube. O principal deles é Eder Luis, que pertence ao Benfica, de Portugal.

O atacante tem contrato de empréstimo com o Vasco até 30 de junho, quatro dias antes da final da Libertadores. Como sonha entrar em campo em 4 de julho e não esconde o desejo de manter Eder Luis no elenco, o clube deu um pequeno passo para tentar manter o jogador não apenas até o fim de 2012, e sim por mais tempo.

- Começamos a conversar com o Benfica para saber como podemos fazer para manter o Eder Luis, já que o nosso interesse é total e sabemos que o jogador também deseja ficar. Ainda não sabemos se seria uma nova negociação por empréstimo ou em definitivo. É uma questão de tratarmos dos interesses e das possibilidades de todas as partes - afirmou José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco.

Representante de Eder Luis, Márcio Bittencourt afirma que teve uma primeira conversa com Mandarino e com o presidente Roberto Dinamite, mas pretende reunir-se com os dois dirigentes para discutir o caso a partir da próxima semana, quando retorna de uma viagem de negócios. O atacante, que está em fase final de recuperação de uma fratura no pé esquerdo, tem contrato com o Benfica até 2015, mas já deixou clara sua vontade de permanecer em São Januário e espera pela movimentação dos dirigentes.

- Acho que a prova que se dá é a cada jogo e ainda dá tempo de fazer muita coisa. Mas se o Vasco for ficar comigo, já não preciso fazer ou provar nada para ninguém. A entrega é que vale, todos me conhecem. Estou tranquilo, se renovar ou não. Se depender de mim, vou fazer de tudo para ficar, mas depende do Vasco e do Benfica - afirmou, em entrevista coletiva no dia 20 de fevereiro.

Felipe acertou extensão do contrato até o fim de 2013

Em situação idêntica está o volante Fellipe Bastos, que também pertence ao Benfica. No entanto, sua renovação vai depender de avaliação de diretoria e comissão técnica do Vasco. O mesmo se aplica ao zagueiro Renato Silva, que também tem vínculo encerrado em 30 de junho.

No dia 4 de julho se encerra o contrato de Juninho Pernambucano. Mas a opção por um acordo de curto prazo foi da parte do jogador. A ideia inicial do Vasco era firmar vínculo até o fim de 2012, e, por isso, haverá novas negociações dentro de alguns meses.

A relação dos jogadores com contrato válido até 31 de dezembro de 2012 também reúne nomes importantes. Acreditando que Fagner será cobiçado na próxima abertura do mercado, a diretoria já começou a conversar sobre a renovação. Eduardo Costa e a revelação Allan são outros jogadores que constam na lista. Felipe, um dos mais experientes do elenco, também tem contrato registrado até o último dia do ano. No entanto, segundo a diretoria do Vasco, já foi acertada a extensão até o fim de 2013.

José Hamilton Mandarino garantiu que o Vasco vem se movimentando para manter os jogadores que fazem parte do planejamento para a próxima temporada.

- Estamos conduzindo tranquilamente essa questão. Já foram abertas as negociações com todos os jogadores que têm contratos encerrados em 2012 e que fazem parte dos nossos planos para o ano que vem - afirmou o vice de futebol vascaíno.

FIM DO CONTRATO EM 30/06/2012
Eder Luis, Fellipe Bastos, Renato Silva e Juninho (em 04/07)

FIM DO CONTRATO EM 31/12/2012
Allan, Diego Rosa, Diogo Silva, Eduardo Costa, Fagner, Jonathan, Abelairas e Felipe (extensão até fim de 2013)

Fonte: GloboEsporte.com