Camisa da Seleção Olímpica, sem escudo da CBF, fica pronta

Domingo, 26/02/2012 - 03:12

A coluna Panorama Esportivo, na edição deste sábado do jornal O GLOBO, apresenta em primeira mão a camisa azul com a qual a seleção brasileira tentará, em Londres, o inédito ouro olímpico, único título que falta ao futebol pentacampeão do mundo. Só o modelo acima está pronto. Mas o amarelo, em fase final de elaboração, também será usado nos Jogos Olímpicos, de 27 de julho a 12 de agosto, pelas equipes masculina e feminina.

Por exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI), no lugar do escudo da CBF entra a bandeira do Brasil. Mas já está decidido: se a seleção olímpica disputar algum amistoso antes do Jogos, entrará em campo com a camisa tradicional, desde que a partida seja disputada fora do cinturão olímpico.

Em 2008, em Pequim, a camisa da equipe de futebol foi responsável por uma guerra entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBF, que queria utilizar seu uniforme nas Olimpíadas. O COB denunciou o caso ao COI, que exigiu que o escudo fosse trocado pela bandeira. Irritado, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, sequer viajou à China para acompanhar os jogos da seleção. Ele e Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, chegaram a cortar relações, que hoje já estão restabelecidas.

Na época, a CBF era patrocinada pela Nike e o COB, pela Olympikus. Agora é tudo Nike.



Fonte: O Globo online