Fifa encaminha à International Board pedidos de mudanças nas regras do futebol

Quinta-feira, 23/02/2012 - 11:19

A reunião da Força-Tarefa da Fifa nesta quarta-feira, em Zurique, encaminhou várias mudanças na regra do futebol para aprovação. Presidida pelo alemão Franz Beckenbauer, a reunião discutiu propostas que serão encaminhadas à International Board.

Entre as modificações propostas estão a obrigatoriedade de, no mínimo, cartão amarelo para qualquer jogador que cometa um pênalti; a presença de 12 atletas no banco de reservas, ao contrário dos sete permitidos atualmente; a permanência nas arquibancadas, durante o intervalo, de um treinador que tenha sido expulso, para evitar qualquer contato com o time no vestiário; e uma modificação não detalhada na regra do impedimento.

Caso a International Board aprove as mudanças em sua reunião do próximo dia 3 de março, elas passarão a valer a partir de 1º de julho deste ano.

A Força-Tarefa da Fifa, além de ter Beckenbauer como presidente, possui como vice o brasileiro Pelé, que não compareceu à reunião alegando outros compromissos.

Fonte: Lancenet


Entidade estuda mudança em regra do impedimento

A Fifa deve fazer uma emenda à regra 11 do futebol, que trata do impedimento. A intenção é facilitar a interpretação da jogada por árbitros e auxiliares, segundo a força-tarefa para desenvolvimento do futebol da entidade, que se reuniu ontem.

Outra provável mudança é o fim dos cartões vermelhos em jogadas em que o último homem do time comete pênalti. O jogador passaria a receber apenas um amarelo.

As duas modificações terão de ser aprovadas pela International Board, responsável pelas leis do futebol, que se reúne no dia 3 de março.

O presidente da força-tarefa da Fifa, Franz Beckenbauer, defendeu maior fair play em campo após recentes polêmicas na Europa, como a briga entre Evra e Suárez.

Fonte: Folha de São Paulo